Um time de profissionais do Centro Especializado em Cardiologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz vai participar da programação do 44º congresso da Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo). A Instituição também patrocina esse evento, que acontece entre os dias 30 de maio e 1º de junho no Transamerica Expo Center, em São Paulo.
O simpósio do Hospital será realizado na sexta-feira (31), na Arena Inovação e Tecnologia, e terá o cardiologista Dr. Marcelo José Carvalho Cantarelli como mediador. A Arena Inovação e Tecnologia é um espaço criado dentro do congresso anual para apresentar o que o Brasil faz de mais avançado para a saúde cardiovascular.
“Inovação é fazer diferente. Pode ser desde o uso de novos dispositivos para diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares, novas ideias para atendimento dos pacientes cardíacos, novas metodologias e novas tecnologias” disse o Dr. Cantarelli. Para o especialista, o congresso é uma oportunidade de valorizar a inovação brasileira e trocar conhecimentos com especialistas de todo o país.
O 44º Congresso da Socesp também conta com palestras interativas, debates, oficinas, entre outras atividades. A expectativa da Socesp é receber público de 8 mil pessoas. A abertura do evento do Hospital será feita pelo diretor-presidente da Instituição, José Marcelo A. de Oliveira.
O primeiro especialista a se apresentar, Dr. Rafarel Amorim B. Nunes, vai explanar sobre a TriNetx, rede global que compartilha os dados clínicos em tempo real para geração de evidências científicas, da qual o Hospital é o parceiro brasileiro.
Outro destaque do simpósio é o debate sobre o estudo PURE (Population Urban and Rural Epidemiology), a maior plataforma mundial sobre entendimento dos determinantes do adoecimento no mundo, que está em elaboração há quase 20 anos com a participação de 30 países. No Brasil, o PURE é liderado pelo Centro Internacional de Pesquisa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, sob a coordenação do Prof. Dr. Álvaro Avezum.
A otimização da jornada do paciente submetido à intervenção cardiovascular, que será apresentada pelo Dr. Hélio J. Castello Jr. Vai tratar sobre protocolo desenvolvido pela equipe de médicos cardiologistas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Ela permite que pacientes submetidos a angioplastias recebam alta hospitalar no mesmo dia do procedimento, o que pode beneficiar cerca de 40% dos casos de desobstrução das artérias coronárias realizados atualmente pelo Serviço de Hemodinâmica do Centro Especializado em Cardiologia da Instituição.