Hospital Alemão Oswaldo Cruz conquista o Selo de Qualidade COFEN

Certificação será no dia 29 de setembro, às 14h, no Hospital, que incentiva e reconhece práticas voltadas para a assistência segura e eficaz, inovação em gestão de riscos e educação.

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz acaba de conquistar o Prêmio Nacional de Qualidade, concedido pelo Cofen (Conselho Federal de Enfermagem). Atualmente, é o mais completo sistema de certificação e valorização da enfermagem no Brasil. As três unidades da Instituição (Paulista, Campo Belo e o Hospital Vergueiro) receberam a indicação para aquisição do Selo Nacional de Qualidade Cofen e Certificação dos Profissionais de Enfermagem e foram contempladas. A iniciativa é resultado da excelência assistencial e relevante contribuição para práticas inovadoras de enfermagem.

Esta é a primeira vez que o Hospital participa do Prêmio Nacional de Qualidade e recebe o selo e, há quatro anos, a Instituição também foi reconhecida e conquistou a certificação para a área da educação, por meio da Faculdade e da Escola Técnica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Para obtenção do selo, após o envio da documentação necessária, todas as unidades da Instituição passaram por uma avaliação – com duração de uma semana -, que teve como objetivo evidenciar e destacar os pontos fortes como: humanização, foco no paciente, acervo documental, integração e sustentabilidade e política do serviço de enfermagem.

O Selo e a Certificação da Qualidade Cofen são concedidos às Instituições e profissionais de enfermagem que atuam nas unidades candidatas. Para aquisição das certificações a instituição deve alcançar, no mínimo, a pontuação de 75% em cada unidade, e os profissionais de enfermagem que ali atuam são certificados, desde que atendam aos critérios de elegibilidade descritos no Manual do Selo e da Certificação da Qualidade do Serviço de Enfermagem.

De acordo com a diretora-executiva assistencial do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Fátima Gerolin, estimular as boas práticas na gestão de risco e segurança do paciente no âmbito da qualidade, bem como contribuir com a assistência segura, melhoria dos resultados da Instituição e a satisfação dos profissionais contribuiu com a aquisição do Selo da Qualidade. Outro fator primordial para esta conquista é garantir o melhor desfecho e a melhor experiência para os pacientes e familiares do Hospital, que conta com um modelo assistencial próprio, que coloca o paciente e seus familiares no centro do cuidado de forma prática.

“Somos uma Instituição com 125 anos de excelência e contamos com um modelo assistencial próprio que tem como diferencial colocar o paciente e o seu familiar no centro do cuidado, bem como estimular o estabelecimento de vínculos entre os profissionais da saúde com o paciente, em consonância com as melhores práticas de assistência. Aqui servimos à vida com um time assistencial formado por 1.622 profissionais de enfermagem. Esta conquista se dá pelo reconhecimento nacional e pela qualidade da nossa equipe assistencial. Isso é possível pelo constante empenho em manter e aprimorar a qualificação da nossa força de trabalho, bem como sustentar a cultura que é transmitida ao longo dos anos”, esclarece.

Segundo a diretora-executiva assistencial, participar desse tipo de certificação foi muito contributivo para todos da Instituição, porque ter um olhar externo direcionado para esta categoria profissional é algo bastante importante, devido à possibilidade de criação de novas práticas para o aprimoramento da assistência. “O fato de conquistarmos o selo é um reconhecimento ao time e ao nosso modelo assistencial, o que contribui para a disseminação de boas práticas e excelência no cuidado com os pares do setor”, explica.

Valorização da Enfermagem no cuidado centrado no paciente

Os profissionais da enfermagem são essenciais dentro do sistema de saúde. São eles as peças chaves no cuidado central do paciente, além de serem considerados a linha de frente durante todo o tratamento dos pacientes: desde o momento da entrada no hospital, realização de exames, procedimentos, internação até a alta. Além do contato direto com os pacientes, a equipe de enfermagem é responsável por ser a “ponte de comunicação”, entre médicos e demais profissionais das equipes assistenciais.

Data: 15/09/2023 Fonte: ANAHP - SP

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