HAT finaliza ciclo do programa de reestruturação oferecido pelo MS

O Hospital Aroldo Tourinho concluiu, na terça-feira (31), o segundo ciclo do Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos – RHP, oferecido e implementado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz – HAOC, de São Paulo, no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde – Proadi-SUS, do Ministério da Saúde.

O Proadi é uma forma alternativa dos hospitais filantrópicos, em parceria com outros hospitais de renome, reestruturarem seus processos através da transferência de experiências e da realização de projetos de educação e assistência especializados, voltados ao fortalecimento e à qualificação.

O RHP é uma iniciativa de intervenção e de instrumentalização em gestão de saúde que desenvolve ações para fortalecer e fomentar melhorias nos processos assistenciais, administrativos e gerenciais. O enfoque está na avaliação e no monitoramento contínuo de processos, na redução de custos e no gerenciamento consciente de recursos humanos e materiais, contribuindo, consequentemente, para a padronização de rotina e a redução de riscos aos pacientes, aos familiares e trabalhadores.

A diretora de Qualidade e Inovação do Hospital Aroldo Tourinho, enfermeira Zilá Aparecida Soares Pereira, explica que “durante o segundo ciclo, uma equipe multidisciplinar composta por profissionais do HAOC e HAT concentrou esforços para implementar melhorias e otimizar os serviços prestados, culminando numa visita “in loco” para avaliação dos processos implantados no Pronto Socorro e Centro Cirúrgico”.

“As ações realizadas durante esse ciclo foram direcionadas para aprimorar a infraestrutura, capacitação de equipes, otimização de processos e a implementação de boas práticas na gestão hospitalar”, informa a diretora.

De acordo com a superintendente do HAT, enfermeira Ana Paula Lopes Santos Guerra, “o encerramento desse ciclo é um marco importante na jornada de aprimoramento do hospital. Uma oportunidade ímpar de receber a consultoria da equipe do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Uma mudança de cultura significativa para todos os gestores do hospital”.

“A mentoria do Hospital Alemão Oswaldo Cruz buscou não apenas implementar mudanças imediatas, mas também estabelecer bases sólidas para a sustentabilidade e evolução contínua. Essa parceria evidencia a importância da cooperação entre instituições de renome e órgãos governamentais para o avanço e aprimoramento da saúde nos hospitais filantrópicos”, fala a superintendente.

A visita de avaliação foi realizada pelas representantes do HAOC, a médica Ana Lúcia Acquesta, a farmacêutica Mariana de Sousa Lima e a enfermeira Isabelle Lauria Viel.

“Durante a avaliação diagnóstica evidenciamos que aqui houve uma elevação da cultura de segurança do paciente, boas práticas e que processos foram implantados, seja da parte da equipe de enfermagem, seja da parte da equipe médica e de toda a equipe de apoio”, disse a médica Ana Lúcia Acquesta – referência técnica do RHP.

“Temos muito carinho pelo Aroldo Tourinho e saímos daqui com muita gratidão, muito felizes pelos resultados alcançados. Até mesmo porque temos o foco principal que é o paciente”, diz a médica.

O presidente do HAT, professor Paulo César Gonçalves de Almeida comenta que “o Hospital Aroldo Tourinho vivencia um momento muito especial, a conclusão do segundo ciclo do Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos, implementado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos melhores e maiores da América Latina”.

“Agradecemos ao HAOC e toda a sua equipe envolvida. Uma equipe extremamente qualificada, que além da experiência transmitida aos nossos colaboradores, transmitiu simpatia, empatia e respeito. Compartilho também o meu orgulho pelo empenho e envolvimento dos nossos colaboradores nessa experiência vitoriosa”, ressalta o professor Paulo César.

“Uma vivência imensurável, acima das nossas expectativas, porque conseguimos angariar a expertise de um dos maiores e melhores hospitais. Também somos gratos ao Ministério da Saúde, por ter escolhido o Hospital Aroldo Tourinho para participar do RHP. Graças a essa experiência, seremos, sem dúvida, um dos maiores e melhores hospitais de Montes Claros e de Minas Gerais”, finaliza o presidente.

Data: 06/11/2023 Fonte: Gazeta Norte Mineira Online - MG

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store