Há uma vacina contra a gripe específica para os idosos; veja diferenciais e preço

Data: 08/04/2024 Publicado em: ESTADÃO/SÃO PAULO

Desde o final de março, a vacina contra a gripe, doença causada pelo vírus influenza, está disponível tanto na rede particular quanto na pública. Via de regra, a campanha de vacinação contra a gripe começa entre abril e maio, mas, devido ao aumento da circulação dos vírus respiratórios no País, neste ano o Ministério da Saúde decidiu adiantar a vacinação.
No Sistema Único de Saúde (SUS) o imunizante contra a gripe disponível é o trivalente, que protege contra três cepas do vírus influenza – duas de influenza tipo A (H1N1 e H3N2) e uma do tipo B. Por enquanto, o imunizante só está disponível gratuitamente para grupos com maior potencial de desenvolvimento de quadros graves da doença ou que estão mais expostos ao vírus, como é o caso de idosos, gestantes, trabalhadores de saúde, crianças de 6 meses a 6 anos, entre outros.

Na rede privada, por outro lado, todas as pessoas a partir de 6 meses podem tomar a vacina quadrivalente contra a gripe, que protege contra duas cepas de influenza tipo A (H1N1 e H3N2) e duas do tipo B – ou seja, uma além da trivalente. Isso não quer dizer, contudo, que essa vacina vai proteger mais do que a disponível pelo SUS, de acordo com o infectologista Ivan França, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. “Tudo depende das cepas do vírus em circulação no período”, justifica.

A dose do imunizante tetravalente costuma custar por volta de R$ 100, de acordo com levantamento do Estadão. Vale destacar ainda que o esquema vacinal é de dose única, a não ser para as crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez – aí, são necessárias duas doses com intervalo de 30 dias entre elas.

Há, ainda, uma terceira opção de imunizante disponível no Brasil: a vacina tetravalente de alta concentração (também chamada de high-dose ou HD4V). Fabricada pela farmacêutica Sanofi, ela leva o nome comercial de Efluelda e está disponível na rede privada desde 2023.

Ela atua contra as mesmas quatro cepas da vacina quadrivalente tradicional, mas tem quatro vezes mais antígenos (substâncias que desencadeiam a produção de anticorpos).

De acordo com a bula, ela é destinada exclusivamente a pessoas maiores de 60 anos.

O valor da dose pode chegar a R$ 250, segundo levantamento feito pelo Estadão.

Se você é idoso e pode pagar, vale, de acordo com a infectologista Rosana Richtmann, da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

Segundo ela, o sistema imunológico, que protege o corpo contra infecções, enfraquece com o passar dos anos, deixando os idosos mais vulneráveis a complicações em decorrência de doenças, como a gripe. O envelhecimento também tende a reduzir a resposta vacinal, prejudicando, então, a capacidade de o imunizante proteger o indivíduo.

Em nota técnica sobre as vacinas contra o influenza disponíveis no Brasil em 2024, a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) orienta na mesma direção. Segundo a entidade, os idosos, se possível, devem tomar a vacina de alta dose devido ao seu maior grau de proteção. “A HD4V permite aumentar a resposta imunológica, particularmente contra o influenza A (H3N2), a mais comum e grave nos idosos”, destaca.

A SBIm cita ainda um estudo publicado no The New England Journal of Medicine, periódico científico da Inglaterra, que comparou as respostas imunológicas da vacina trivalente padrão (disponibilizada pelo SUS) e a trivalente de alta concentração (que estava disponível antes da tetravalente). O resultado foi uma resposta 24% mais eficaz na vacina de alta dosagem em adultos a partir de 65 anos.

Não, de maneira nenhuma. Segundo o infectologista do Oswaldo Cruz, apesar de a vacina de alta concentração gerar maior proteção, a trivalente, atualmente disponível no SUS para os idosos, também é muito boa e funciona como um fator de proteção extremamente importante tanto para idosos quanto para adultos e crianças.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

AGENDE POR MENSAGEM:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store