Exclusivo: 5 ativos para descongestionar o nariz

Conheça quatro ativos para descongestionar o nariz e ajude na orientação de clientes no ponto de venda.

A baixa umidade relativa do ar, companheira dos meses mais frios no Brasil, faz com que poeira, bactérias e vírus permaneçam em suspensão no ambiente, deixando a mucosa nasal mais suscetível a doenças. Mas é possível ter a ajuda de ativos para descongestionar o nariz

Então, na hora de descongestionar o nariz, a Otorrinolaringologista no Hospital Paulista, Dra. Cristiane Passos Dias Levy, e o Otorrinolaringologista da Unidade Campo Belo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Dr. Marcio Salmito, explicam que você pode contar com cinco ativos. São eles:

Soro fisiológico: há diversas formas de fazer a higienização nasal. A mais indicada é a utilização do soro fisiológico 0,9%. Por meio dele, é possível remover secreções, micróbios e alérgenos existentes nas cavidades nasais e promover limpeza, fluidificação e descongestão nasal, que é uma reclamação recorrente para quem está com gripes ou resfriados. Os pacientes com alergias respiratórias, como rinite ou sinusite, também podem usufruir dos benefícios.

Descongestionantes nasais: são fármacos que proporcionam um fenômeno chamado vasoconstrição, que é o nome dado à diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos. Desta forma, a circulação sanguínea diminui no local e, portanto, o tamanho das estruturas internas do nariz é reduzido, causando seu desentupimento.

Efeito rebote: ao usar descongestionantes nasais em excesso, o nariz desobstrui de forma “forçada”. Isso leva o corpo a entender que é preciso produzir mais substâncias obstrutivas, gerando o chamado “efeito rebote”, que é a obstrução nasal (muitas vezes mais intensa), que ocorre após o efeito do medicamento cessar.

Riscos envolvidos: as substâncias mais frequentemente usadas para descongestionar o nariz são derivadas da adrenalina, o que pode acelerar o coração e trazer graves problemas cardíacos.

Orientação médica: a utilização de descongestionantes deve ser realizada por prescrição médica com muito cuidado e por um curto período, devido aos seus inúmeros riscos e efeitos colaterais a curto, médio e longo prazos.

Data: 23/03/2023 Fonte: Guia da Farmácia - SP

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store