Estudantes de Medicina da Unit realizam Internato no Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Após uma longa jornada de estudos durante a graduação, 20 egressos do curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit) realizaram o Internato Médico no Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC).

Fundado em 1897, o HAOC é uma instituição de referência em medicina de alta complexidade, que busca o protagonismo no desenvolvimento da saúde por meio da melhor experiência e resultado aos pacientes, da pesquisa, educação e inovação e do compromisso social. Possuindo a mais importante certificação da área da saúde: a Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde, o que assegura qualidade e segurança no atendimento.

A coordenadora do Internato, professora Wanessa Lordelo, explica que essa parceria com o Hospital iniciou por meio de um convênio, iniciado em 2021. “Nós escolhemos fazer essa parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz porque é considerado um hospital de referência no Brasil em diversas especialidades e para os nossos alunos, nesse último edital, pudemos oferecer as especialidades de Anestesiologia, Cirurgia Digestiva, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Cirurgia Torácica, Utologia, Neurocirurgia, Gastroenterologia, Oncologia e Hematologia, Ortopedia e Neurologia”, destaca.

Wanessa destaca que o internato é realizado com supervisão, seja em serviços próprios, convênios ou parcerias em diversas escolas médicas e hospitais associados. “A Coordenação do Internato, vinculada a coordenação do curso de Medicina, fica responsável pelos quatro últimos anos do curso, ou seja, do 9º até o 12º período organizamos toda a vida do estudante, gestão dos estágios, convênios com instituições parceiras e preceptores. No primeiro semestre de 2023, as turmas foram distribuídas por meses e pelas especialidades de interesse do aluno. Tivemos dois alunos em maio, três alunos em junho e 15 alunos em julho”, detalha.

Para a docente, é fundamental para a carreira profissional enquanto aluno participa de internatos, estágios e residências médicas. “Os nossos alunos têm a oportunidade de vivenciar uma experiência em um dos maiores hospitais do Brasil, de alta complexidade e com uma estrutura tecnológica de ponta, com equipamentos especializados para a melhor assistência ao paciente. Além de possuir uma infraestrutura de excelência que favorece a uma grande oportunidade de formação profissional, nossos alunos também têm a oportunidade de fazer o networking, possibilitando estreitar as relações e conhecer outros programas de residência médica”, ressalta.

De acordo com Wanessa, o diferencial do internato no HAOC se dá devido ao reconhecimento que possui. “Estar um um dos maiores hospitais do Brasil, conveniados com a instituição que arca com todos os custos do estágio para o aluno, ficando o aluno responsável apenas pela sua hospedagem, passagem, alimentação e deslocamento o aluno vivencia uma experiência prática realizando atendimentos aos pacientes em diversas especialidades, sempre sob supervisão de um médico especialista do hospital e participa das discussões científicas sobre os principais casos clínicos”, destaca.

Data: 09/08/2023 Fonte: Unit - SE

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store