Epidemias

Nas últimas semanas, o mundo inteiro tem travado uma guerra contra um inimigo microscópico: o coronavírus. Mas o aparecimento de epidemias perigosas não é um fato inédito na História. Para mostrar quais outras doenças infecciosas já aterrorizaram a humanidade, o Na Trilha da História desta semana convidou o médico infectologista Stefan Cunha Ujvari, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. Ele é autor dos livros “A História e suas epidemias” e “A História da Humanidade contada pelos vírus”.

Durante a entrevista, Stefan lembrou, por exemplo, que a peste negra chegou a matar um terço da população da Europa, propagando pânico por todo o continente. Isso aconteceu durante a Idade Média, no século XIV, durante um período de apenas dois anos. O médico contou que, já naquela época, várias consequências da pandemia do coronavírus já eram uma realidade, como a quarentena, os danos para a economia e o medo do desabastecimento.

O infectologista Stefan Ujvari destacou também que, com o início da Idade Moderna e das grandes navegações, entre os séculos XV e XVI, os colonizadores levaram para a América não apenas a sede por ouro, açúcar e outras riquezas. Trouxeram também os agentes da influenza, da malária, do sarampo, que praticamente dizimaram a população nativa, que não tinha anticorpos para combater esses microrganismos. Estimativas indicam que 80% dos indígenas tenham morrido em decorrência das doenças infecciosas.

O médico do Hospital Alemão Oswaldo Cruz também detalhou as consequências da Revolução Industrial para a saúde pública. Entre meados do século XVIII e o início do século XIX, as cidades cresceram de forma desordenada. Muita gente vivia em pouco espaço, com uma precária rede de saneamento básico. Era o cenário ideal para a propagação de bactérias. Foi neste contexto, explicou Stefan Ujvari, que surgiu a epidemia da cólera.

Data: 13/10/2022 Fonte: EBC - DF Tópico

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store