Descongestionantes nasais causam dependência após poucos dias de uso, conheça os riscos

Especialistas afirmam que o medicamento vicia como ”a maioria das drogas” e não deve ser utilizado por mais de quatro dias.

Os descongestionantes nasais, famosos por desentupir quase instantaneamente o nariz, podem não ser tão benéficos quanto se imagina. O produto causa uma rápida dependência e, em longo prazo, traz riscos à saúde.

É importante entender que o nariz entupido acontece quando há uma vasodilatação — os vasos se enchem de sangue — na região, o que dificulta ou impede a passagem do ar. Os descongestionantes, portanto, agem de forma oposta, como vasoconstritores (diminuem o calibre dos vasos).

“Os descongestionantes funcionam diminuindo a circulação de sangue na parte interna do nariz e, consequentemente, murchando as estruturas internas. Isso aumenta o espaço para o ar passar, o que traz alívio para respirar melhor”, explica Márcio Salmito, otorrinolaringologista da Unidade Campo Belo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Porém, quando o efeito do medicamento passa, desencadeia uma “vasodilatação rebote”.

“Você fica mais entupido do que estava antes. O grande problema desse remédio é que ele tem uma propriedade chamada taquifilaxia, que é você meio que ”se acostumar” com ele, ou seja, começa a precisar de doses cada vez maiores para conseguir o mesmo efeito — é o que acontece com a maioria das drogas”, explica Fabrizio Romano, médico especialista da Aborl-CCF (Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial) e otorrinolaringologista do Hospital Moriah.

Segundo Salmito, isso ocorre porque, “como o medicamento força a redução da circulação sanguínea de forma artificial, o corpo passa a aumentar a produção das substâncias que causam obstrução durante o tempo de efeito. Quando o efeito do remédio passa, a quantidade de substâncias geradoras de obstrução nasal está maior do que antes do uso do remédio”.

Basicamente, isso significa que a vasodilatação acontecerá de forma mais intensa do que antes e, por essa razão, a pessoa continua usando o medicamento.

“[Primeiro] a pessoa fica 12 horas desentupida. Aí ela [passa a] ficar 10 horas, depois 8 horas, depois 6 horas [e assim por diante]”, exemplifica Romano, sobre o processo de dependência.

Não há um período de uso predefinido que caracterize o vício. Mas, quando o paciente precisa usar o descongestionante diariamente, mesmo sem uma doença nasal diagnosticada ou um quadro de gripe, por exemplo, já está dependente.

De acordo com Romano, o período máximo que uma pessoa deve usar o produto é de três a quatro dias, em exceções, cinco dias.

“Mais do que isso o paciente já começa a ficar um pouco dependente do remédio”, alerta.

Quando o uso excede a esse prazo, merece uma atenção. Outro ponto importante é que não é o tempo de utilização que determina os efeitos adversos, mas a dose e a quantidade de vezes ao dia — além das características pessoais de saúde.

“O efeito negativo mais direto do uso prolongado dos descongestionantes é justamente a chamada rinite medicamentosa, que nada mais é do que o problema obstrutivo nasal provocado pelo uso do medicamento. Com o uso de doses maiores, os riscos também aumentam, e podem surgir mais frequentemente arritmias (já que são medicamentos semelhantes à adrenalina) e complicações locais, como ressecamento e ferimentos dentro do nariz”, afirma Salmito.

Romano ainda complementa que o produto também pode causar aumento da pressão arterial (hipertensão); da frequência cardíaca (taquicardia) e da pressão intraocular; retenção urinária e insônia.

O especialista deixa claro, no entanto, que para ter essas reações mais graves “tem que usar muito” o remédio, porque quando usado “no nariz a quantidade que vai para o sangue é muito pequena”.

Porém, pacientes que já têm, por exemplo, problemas cardíacos, não devem cogitar o uso desses remédios, pois correm sério risco de ter uma descompensação.

Descongestionante e corticoide

Os descongestionantes que têm corticoide na fórmula são os mais perigosos. A substância, por si só, causa um efeito sistêmico no organismo e pode desencadear alterações em diversos órgãos.

Entre os efeitos colaterais do uso prolongado estão inchaço no rosto, níveis elevados de açúcar no sangue e afinamento dos braços e das pernas.

“Já atendi alguns pacientes que tiveram, inclusive, a síndrome de Cushing, que desenvolvem uma série de problemas de saúde pelo excesso de corticoide, só por conta desses remédios no nariz”, alerta Romando.

O especialista deixa claro que isso não acontece com spray de corticoide, usado para tratar rinite e sinusite. O problema são os produtos em gota, que têm concentrações maiores da substância.

Opções ao descongestionante

Há várias alternativas aos descongestionantes nasais, como a lavagem nasal com soro fisiológico e descongestionantes sistêmicos — comprimidos ou sprays com ação anti-inflamatória e desobstrutiva.

“Mais do que buscar uma alternativa ao descongestionante nasal, o ideal é buscar o acompanhamento médico para tratar a doença que causa a obstrução nasal. Se a obstrução é causada por uma rinite crônica, deve-se tratar a rinite crônica, seja com medicamentos, hábitos ou terapias imunológicas, sempre com orientação médica. Por outro lado, se o problema é anatômico, como um desvio do septo nasal, pode ser necessária uma cirurgia de correção”, orienta Salmito.

Romano complementa que “se for só o vício do remédio, o que fazemos é substituir ele por uma dessas outras alternativas que não têm risco [por cerca de duas a três semanas], para ele sair do período de abstinência”.

Data: 26/05/2023 Fonte: Folha do ES Online - ES

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store