Como se proteger das mudanças bruscas de temperatura no outono?

Data: 04/04/2024 Publicado em: EM.COM.BR/BELO HORIZONTE

À medida que o cenário muda de cor, o outono traz consigo não apenas uma mudança na paisagem, mas também um aumento nas doenças respiratórias. A transição para temperaturas mais amenas pode ser um gatilho para gripes, resfriados, bronquites, pneumonia e asma, deixando muitos buscando maneiras de se proteger e manter a saúde respiratória.

Desafios do outono para a saúde respiratória

Segundo Elie Fiss, pneumologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, normalmente, nos próximos meses, há um grande aumento do número de doenças respiratórias. “O outono é particularmente uma estação desafiadora para a saúde respiratória devido a vários fatores interligados. As temperaturas mais frias levam as pessoas a passarem mais tempo em ambientes fechados, facilitando a transmissão de vírus. Além disso, o ar frio funciona como um irritante de vias aéreas, então essa irritação diminui o movimento ciliar, aumenta a produção de muco nasal e diminui a resposta imunológica”.

As oscilações bruscas de temperatura obrigam o corpo a se esforçar para se manter regulado. Essa adaptação pode enfraquecer temporariamente o sistema imunológico, tornando as pessoas mais vulneráveis a infecções. “Indivíduos com condições pré-existentes, como asma ou Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), podem encontrar desafios adicionais, como dificuldades em respirar ou agravamento dos sintomas, devido ao ar frio e seco, portanto não devem interromper seu tratamento”, enfatiza o médico.

Doenças mais comuns

As doenças respiratórias que frequentemente marcam o outono incluem:

  • Gripe e resfriado: caracterizados por tosse, dor de garganta e febre.
  • Bronquite e pneumonia: infecções mais graves que afetam os pulmões, muitas vezes necessitando de tratamento médico.

Além das doenças infecciosas, observamos uma exacerbada incidência de sintomas relacionados à rinite, asma, sinusite e agravamento do quadro em pacientes com enfisema pulmonar. Isso se deve às abruptas mudanças de temperatura no outono, que podem causar aumento da congestão nasal, produção excessiva de muco e secreções nasais, criando um ambiente propício para o surgimento de infecções“, esclarece Elie Fiss.

Medidas preventivas

Para minimizar o risco de doenças respiratórias, as seguintes medidas são recomendadas, de acordo com o médico pneumologista:

  • Vacinação contra a gripe: medida crucial para reduzir o risco de infecção grave.
  • Higiene rigorosa: lavagem frequente das mãos e uso de máscaras em locais públicos fechados.
  • Evitar contato com pessoas doentes: para reduzir a exposição a vírus e bactérias.
  • Manutenção da higiene nasal e ambientes ventilados: para evitar o ressecamento das vias respiratórias.

Sintomas

É importante estar atento aos sintomas típicos como tosse, dor de garganta, coriza e dificuldade para respirar. A febre alta, fadiga e dores no corpo são sinais de alerta que exigem atenção médica, especialmente se não melhoram em poucos dias.

É fundamental buscar atendimento médico sempre que houver febre a partir de 39º C, sintomas respiratórios persistentes, evitando a automedicação”, enfatiza Elie Fiss. “Se os sintomas respiratórios se agravarem, é importante procurar um médico pneumologista para identificar a causa do aumento da tosse, falta de ar e chiado no peito, possibilitando o tratamento adequado em cada caso.

Recomendações adicionais para a saúde respiratória

Além das medidas preventivas padrão, uma dieta equilibrada rica em vitaminas e minerais, exercícios físicos regulares e abandonar o tabagismo, além de evitar o contato com agentes poluentes, podem fortalecer o sistema imunológico e apoiar a saúde respiratória durante o outono.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store