As frutas vermelhas, além de saborosas, trazem muitos benefícios à saúde

Todas as frutas contêm propriedades importantes para a saúde, sendo ricas em vitaminas, minerais e fibras. Porém, um seleto grupo delas tem um efeito protetor contra várias doenças. São as frutas vermelhas (morango, melancia, cereja, framboesa, amora, açaí, entre outras), ricas em vitamina B, que contribui para o bom funcionamento das células, além de terem potente ação antioxidante e conterem magnésio, cálcio, antocianinas e compostos fenólicos, que ajudam no combate ao envelhecimento.

E não é só isso. Elas também previnem contra as doenças do coração – estudos mostram que o consumo de três porções de frutas vermelhas por semana ajuda a reduzir as chances de um infarto – e câncer. Elas ainda são ricas em vitamina C, que protege o corpo contra os radicais livres e auxilia no bom funcionamento do intestino.

Geralmente essas frutas costumam ser consumidas como geleias, doces e caldas, mas a nutricionista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Fernanda Maluhy, recomenda que se dê preferência por consumi-las in natura, pois devido a processos como cozimento, secagem e outros, as propriedades nutricionais podem sofrer alterações.

“Comer a fruta é sempre o mais indicado. Quando obtemos o suco da fruta a concentração do açúcar que está contido nela acaba sendo maior e o da fibra, menor. Isso pode ocasionar um aumento no nível de insulina no sangue, o que não é vantajoso para a saúde.” Se mesmo assim a preferência for pelo suco, ele deve ser consumido natural e logo após o preparo.

Veja algumas frutas vermelhas e suas propriedades

  • Morango: o morango é fonte de vitamina C, catequinas e compostos fenólicos. Pesquisas associam o consumo da fruta com a redução dos níveis do colesterol ruim (LDL). A versão orgânica é a mais indicada, já que é um dos alimentos mais contaminados com pesticidas.
  • Caqui: possui alto teor de fibras, além de ser fonte de fósforo, cálcio e betacaroteno, que tem função antioxidante, combatendo os radicais livres.
  • Melancia: por possuir grande quantidade de água, é um excelente diurético. Combate a ação dos radicais livres graças a duas substâncias, a glutationa e o licopeno. Contém em sua composição fósforo, ferro, cálcio e vitaminas do complexo B.
  • Cereja: a fruta oferece proteção contra doenças cardiovasculares devido à quantidade de flavonoides presente nela. Também é fonte de vitaminas A e C e de fibras solúveis.
  • Acerola: contém 100 vezes mais vitamina C do que o limão e a laranja. Além disso, é fonte de ferro, cálcio, potássio, fósforo, ferro, magnésio e vitaminas do complexo B.
  • Amora: composta por nutrientes, vitaminas, minerais e antioxidantes, a fruta também tem um baixo índice calórico. Ela contribui para a melhora da pressão sanguínea, possui baixa carga glicêmica, reforça o sistema imunológico e fortalece os ossos.

E para se refrescar nos dias mais quentes, aproveite a dica de suco de nossa nutricionista:

Sangria de suco de uva (não alcoólica)

Ingredientes:

  • 1 litro de suco de uva integral
  • 2 limões sicilianos
  • Frutas vermelhas a gosto
  • Hortelã a gosto

Modo de preparo:

Misture bem todos os ingredientes e sirva gelada.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store