ANS celebra Dia Mundial da Saúde

Com o tema “nosso planeta, nossa saúde”, a campanha pelo Dia Mundial da Saúde (07/04), criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca a importância da consciência coletiva sobre aspectos que impactam o planeta, a saúde e, consequentemente, a qualidade de vida. A data foi criada pela OMS, que a cada ano traz um tema específico, escolhido com base nas principais questões relacionadas à saúde e que afetam a população mundial naquele momento. As celebrações em torno da data também possuem o objetivo de estimular a criação de políticas voltadas ao bem-estar em comum.

Desde 2004, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) vem estimulando a implementação de iniciativas em prol da melhoria da qualidade e da adoção de boas práticas pelo setor regulado, estimulando as operadoras a repensarem a gestão e incentivando a incorporação progressiva de ações de promoção da saúde e prevenção doenças.

Das ações desenvolvidas pela ANS, destacam-se, neste ano, a Certificação de Boas Práticas em Atenção Primária (APS). A APS tem como principais aspectos, a centralidade na pessoa e na família, por meio de equipes multiprofissionais e que inclua a promoção de saúde e prevenção de doenças, o tratamento e a reabilitação de forma coordenada e integrada aos demais níveis de atenção. O objetivo da Agência é que os beneficiários tenham acesso a uma rede de atenção que contemple as necessidades individuais e coletivas e que sejam atendidos de forma integral.

O Programa de Certificação em Atenção Primária à Saúde propõe um modelo inovador com base na coordenação do cuidado e da atenção primária como porta de entrada prioritária do sistema. O programa prevê a concessão de um certificado às operadoras que cumprirem requisitos pré-estabelecidos, por meio da implantação de redes de atenção ou linhas de cuidado certificadas por entidades acreditadoras reconhecidas pela ANS.

A Certificação em APS também permite a possibilidade de desenvolvimento de programas voltados para adultos e idosos, crianças e adolescentes, grávidas e mulheres no puerpério, além de ações de saúde bucal, mental e funcional.

Considerando a sua importância, a certificação em APS exige uma fase preparatória. Com o objetivo de capacitar as operadoras a desenvolverem tais programas, a ANS, em parceria com o Institute for HealthCare Improvement (IHI), a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), desenvolve o Projeto Cuidado Integral à Saúde, uma fase que antecede a solicitação da certificação em Atenção Primária à Saúde (APS). No projeto, as operadoras são estimuladas à construção compartilhada de novas visões e o estímulo de novas práticas de atenção à Saúde.

Data: 07/04/2022 Fonte: ANS

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store