Amapá inicia elaboração de planejamento estratégico para fortalecer gestão do SUS no estado

O objetivo é que a administração aperfeiçoada fortaleça as secretarias estaduais de saúde, resultando em mais eficiência nos cuidados para a população.

Profissionais recebem direcionamento e instrução do fortalecimento do SUS

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) iniciou o Projeto de Fortalecimento da Gestão Estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) no Amapá. O objetivo do programa é que a gestão aperfeiçoada fortaleça as secretarias estaduais de saúde, resultando em mais eficiência e cuidados para a população.

A ação é fruto de uma parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Ministério da Saúde e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, dentro do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS).

Metas

Entre as metas da ação, estão: a busca do fortalecimento da cultura de gestão estratégica e do planejamento estadual do SUS, por meio de oficinas de capacitação e diretrizes de ação.

Também são metas do projeto o planejamento estratégico e integrado dos instrumentos de gestão, do desenvolvimento da tábua de indicadores, do mapa estratégico e do plano de ação do SUS no estado.

No Amapá, o processo conta com a participação do professor Manoel Geraldo Ferreira que, junto às equipes técnicas da Sesa, trabalha na realização dos produtos que subsidiam o monitoramento e avaliação dos Planos Estaduais de Saúde. Eles atuam também na Missão, a Visão e os Valores do planejamento estratégico.

Após os debates sobre os objetivos e metas, o próximo passo é implementar as ações. Para a gestora da Sesa, Silvana Vedovelli, todo esse trabalho é para alcançar a consolidação do SUS no Amapá.

“É fundamental para nortearmos a gestão, propor metas e, principalmente, realizar o planejamento estratégico do nosso plano de ação enquanto gestão do SUS no estado”, enfatizou a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli.

Estão envolvidos no projeto diversos setores da Sesa como Coordenadoria de Planejamento, Desenvolvimento Institucional, Saúde Bucal, dentre outras.

Data: 18/04/2023 Fonte: SEED AP - NCI

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store