Voltar

Mieloma Múltiplo

Navegue em: Oncologia

O que é?

O mieloma múltiplo é o câncer de um tipo de células da medula óssea chamadas de plasmócitos. Eles são responsáveis pela produção de anticorpos que combatem as infecções. No mieloma, os plasmócitos são anormais e se multiplicam rapidamente, comprometendo a produção das outras células do sangue. Por isso, os pacientes podem ter anemia e ficam sujeitos a infecções. Os plasmócitos doentes também produzem uma proteína anormal, chamada de proteína monoclonal, que se acumula no sangue e na urina. As células doentes também podem afetar os ossos, causando dores e fraturas espontâneas.

Sintomas

O mieloma múltiplo pode ser assintomático, caracterizado apenas por alterações nos exames de sangue. Quando sintomático, a apresentação clínica pode ser muito variada. Os seguintes sinais e sintomas podem estar presentes:

  • Relacionados à anemia, como cansaço, fraqueza, falta de ar, tontura;
  • Insuficiência renal, com inchaço nas pernas;
  • Aumento dos níveis de cálcio no sangue, podendo provocar constipação, perda de apetite, fraqueza, sonolência e confusão;
  • Lesões ósseas, causando dores e fraturas espontâneas;
  • Febre e infecções de repetição;
  • Relacionados à hiperviscosidade (quando o sangue fica espesso pelo excesso de proteínas produzidas pelas células doentes), como alterações neurológicas, alterações visuais, sangramentos.

Diagnóstico

Exames específicos de sangue e de urina são usados tanto para diagnóstico, como para estadiamento e acompanhamento do tratamento. Eles avaliam principalmente níveis de hemoglobina, cálcio e alterações nas proteínas monoclonais produzidas pelos plasmócitos doentes no sangue e na urina. O exame da medula óssea (biópsia de medula/ mielograma) é imprescindível para o diagnóstico, devendo ser realizado em conjunto com avaliação genética, que revela importante informação sobre o prognóstico da doença. Como o mieloma múltiplo pode causar tumores nos ossos ou nos tecidos moles ao redor deles, uma biópsia desses tumores também pode ser necessária. Exames de imagem também são fundamentais para o acompanhamento desses pacientes.

Tratamento

De forma geral, o mieloma múltiplo é tratado com quimioterápicos, com novos medicamentos não quimioterápicos e, em alguns casos específicos, com radioterapia. O transplante de medula óssea é destinado para pessoas com até 75 anos, em bom estado clínico e que tenham apresentado boa resposta ao tratamento. Ele aprofunda a intensidade da resposta e ajuda a aumentar o tempo sem a doença.

As opções medicamentosas mais recentes têm demonstrado, cada vez mais, maior eficácia e menor toxicidade. Destacam-se os inibidores de proteassoma, agentes imunomoduladores e os anticorpos monoclonais.

Os tratamentos disponíveis atualmente não curam a doença, mas permitem que o paciente tenha saúde e qualidade de vida por longos períodos. Além disso, há várias pesquisas em andamento em busca de tratamentos mais eficazes e específicos para o mieloma múltiplo, incluindo a terapia celular com agentes biespecíficos e CAR-T cell.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store