Estudos apontam que cerca de 20 milhões de pessoas têm feridas crônicas no mundo

Hospital Alemão Oswaldo Cruz cria ambulatório especializado em curativos. Serviço auxilia pacientes no tratamento de lesões na pele

São Paulo, 22 de agosto de 2023 – Dados de estudos acadêmicos divulgados em 2019, apontam que cerca de 20 milhões de pessoas têm feridas crônicas no mundo. Além disso, segundo a SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular), com base em dados do Ministério da Saúde, no período de 2012 a 2021, cerca de 245 mil brasileiros sofreram amputação de membros inferiores e metade das amputações, aconteceram em pacientes com diabetes. Para auxiliar no tratamento dos pacientes com feridas e estomias, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz inaugura o novo ambulatório de curativos.

A enfermeira, especializada em Estomaterapia (especialista em feridas, estomias e incontinências), Saskia Pontes Fleury, reforça que “as feridas podem se tornar crônicas se não houver tratamento adequado. A avaliação do paciente com feridas e a indicação de tratamento correto promove melhora clínica, evitam infecções e favorece a cicatrização. Por isso, é fundamental que as pessoas procurem ajuda de profissionais especializados o mais breve possível. Por meio do ambulatório, os pacientes podem ter a oportunidade de um tratamento integral com foco em prevenção de complicações e baseados em evidências cientificas”, afirma.

O ambulatório de curativos oferece um protocolo de atendimento para casos complexos, tem disponibilidade de tecnologias como laser de baixa intensidade e curativos com pressão negativa. Os atendimentos são realizados com agendamento prévio e ofertados para pacientes com lesões por pressão traumáticas e cirúrgicas, úlceras venosas e arteriais, pé diabético, úlcera varicosa, cisto pilonidal, cuidados com urostomia e colostomias. Em lesões de maior gravidade, os pacientes serão encaminhados para uma equipe multidisciplinar do Hospital para continuidade do tratamento.

Confira abaixo orientações para buscar ajuda médica:

  • Presença de pus na ferida;
  • Dor moderada ou intensa na ferida;
  • Sangramento excessivo;
  • Dor muito intensa;
  • Inchaço, vermelhidão e aumento da temperatura da pele próxima a ferida;
  • Dificuldade para movimentar o membro afetado.
Data: 22/08/2023 Fonte: HAOC

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store