Vestuário: Você poderá usar qualquer tipo de roupa, evitando apenas vestimentas apertadas, para que esta não faça pressão sobre o estoma.
Trabalho: Seu retorno ao trabalho dependerá mais do seu estado geral de saúde do que do fato de ter um estoma.
Diversão e Esporte: Não tenha receio de viajar. Para evitar problemas, faça um planejamento e leve todo o material necessário para trocas eventuais.
Não existe nenhuma razão para deixar de realizar suas atividades, sempre que seu estado físico permitir. Você pode praticar qualquer tipo de esporte,
individual ou coletivo, tomando cuidado com aqueles que podem causar golpes no estoma, tais como: futebol, tênis, etc.
#FICA A DICA: Lembre-se sempre de verificar com o seu cirurgião quando será o melhor momento para o retorno às atividades e, se possível, tenha acompanhamento com um educador físico. A atividde física evita obesidade, sedentarismo e outras doenças crônicas, além de evitar o desenvolvimento de hérnias paraestomais futuramente.
Mar, piscina, banheira e sauna: É possível mergulhar sem problema algum, mas antes de entrar na piscina ou no mar, lembre-se de esvaziar sua bolsa. Já durante um banho de água quente ou do uso de sauna, o calor pode afrouxar a vedação da bolsa. Verifique-a com cuidado e troque-a caso esteja soltando.
Sexualidade: O estoma pode ter um impacto sobre a imagem corporal e nível de conforto sexual. Você precisará realizar alguns ajustes, que não vão impedir uma vida sexual agradável. É importante o diálogo com seu(sua) parceiro(a). Se houver dúvida ou problema, converse com seu profissional de referência.
Gravidez: O fato de você ter um estoma não interfere na possibilidade de ter filhos. No entanto, consulte o seu médico para discutir dúvidas e preocupações.
Irrigação: Na colostomia terminal em colón descendente ou sigmóide é possível, com indicação médica, a realização de irrigação, que é um método mecânico para controle das eliminações intestinais. Consiste em um enema realizado a cada 24, 48 a 72 horas, cujo fluido, enviado ao intestino grosso, estimula sua peristalse em massa e assim o esvaziamento do conteúdo fecal (evacuação programada).