A troca do material coletor deve ser realizada assim que se observar saturação da placa, evitando infiltração e vazamento do efluente.
Materiais
- Placa adesiva
- Bolsa drenável
- Clamp para fechar a bolsa (se necessário)
- Medidor de estoma (molde)
- Tesoura ponta curva
- Filtro antiodor (se necessário)
- Gaze não estéril
- Água morna
- Sabonete pH levemente ácido ou neutro
- Barreira protetora (se necessário)
- Cinto (se necessário)
- Luvas de procedimentos (se necessário)
- Pasta adesiva (se necessário)
Procedimento
- Use como base a medida da placa anterior. Verifique o tamanho do estoma, usando o medidor. Desenhe essa medida no centro do papel branco da placa protetora. Se o estoma for irregular, fazer um molde conforme orientação do enfermeiro.
IMAGEM - Recorte com uma tesoura de ponta curva o orifício desenhado. Certifique que o orifício está com uma distância de 1 a 2 mm entre a borda da placa adesiva e o estoma.
IMAGEM
IMAGEM - Observe se a pele está limpa e seca. Se necessário, repita o procedimento de limpeza, seque e aplique a barreira protetora.
#FICA A DICA: em algumas se faz desnecessário o uso de barreira protetora.
IMAGEM - Retire o papel protetor da placa e aplique ao redor do estoma.
IMAGEM - Pressione e faça movimentos circulares sobre a placa ao redor do estoma para assegurar uma boa fixação.
#FICA A DICA: no início da adaptação à colocação da placa, a posição deitada ou inclinada para trás pode ajudar na melhor fixação, pois elimina possíveis pregas que a pele pode fazer quando estamos na posição sentada. - Para adaptação da bolsa à placa protetora, separe as partes internas da bolsa e acople à placa, colocando a parte inferior do aro da bolsa em contato com a parte inferior da placa, e deslize os dedos sobre os aros. Observe o encaixe e a posição adequada para seu conforto e para o esvaziamento do efluente. Se houver, trave a presilha de segurança.
IMAGEM - Verifique se a bolsa está bem adaptada.
- Feche a bolsa drenável com o clamp de segurança ou fechamento em velcro, dobrando a abertura da bolsa uma vez ao redor do clamp (bolsa para estoma intestinal).
IMAGEM
OBSERVAÇÃO: Em estomas difíceis e irregulares pode-se aplicar a pasta protetora sobre a pele periestoma, preenchendo cicatrizes, pregas e dobras para ajudar na aderência da placa, obtendo desta forma uma superfície plana para aplicação da placa. Em caso de lesão peri-estoma úmida, aplique o pó protetor e retire o excesso antes da aplicação da pasta. Após a aplicação da pasta, deixe secá-la por 2 minutos. Em caso de irritação de pele periestoma intestinal ou urinário, aplique lenço ou spray protetor cutâneo diretamente na pele.
IMAGEM