Com o aprendizado você estabelecerá a frequência de troca das bolsas e higienização do estoma.
- Durante o banho no chuveiro você realizará uma melhor higiene. Fique atento ao ajustar o jato do chuveiro para que a força da água não atinja o estoma diretamente, provocando sangramento. Para garantir uma maior durabilidade da placa, durante o banho, proteja-a com plástico.
- As bolsas são confeccionadas com um plástico composto por camadas que formam uma barreira anti odor. Elas foram desenvolvidas para que o odor das fezes ou da urina fique dentro delas.
- A sua bolsa de estomia deve ser esvaziada sempre que estiver um pouco cheia, com aproximadamente 1/3 da capacidade. Esvazie a bolsa regularmente e levante-se durante a noite para esvaziá-la.
- Se estiver usando um equipamento de duas peças, você poderá desencaixá-la da placa e enxaguá-la com água fria ou morna, nunca utilize água quente.
#FICA A DICA: As bolsas não podem ser colocadas de molho e nem lavadas com desinfetantes e/ou água sanitária - Se houver descolamento da placa ou infiltração de fezes ou urina embaixo dela, é necessário realizar a troca imediatamente para evitar lesão na pele.
- Planeje a troca de sua bolsa, não espere até que a placa comece a se descolar da pele ou comece a vazar. Essa medida é muito importante para preservar a integridade da sua pele.
- Normalmente, deve ser trocada de uma a duas vezes por semana (mais ou menos a cada 3 dias). Porém, cada pessoa tem a sua própria rotina. Se o tempo de uso do seu produto mudar ou se tornar imprevisível, consulte seu profissional de referência.