Existe grande diversidade de equipamentos no mercado e a escolha depende do tipo do estoma e da adaptação individual.
Características importantes devem ser levadas em consideração: ser de fácil manipulação, ter boa aderência, possuir adesivos antialérgicos, ser à prova de odores, possuir medidas que possam se adequar ao estoma e oferecer segurança. Alguns tipos:
- Transparente ou Opaca: as bolsas transparentes devem ser usadas durante a internação para facilitar a monitorização e avaliação periódica.
- Fechada ou Drenável: as bolsas fechadas devem ser utilizadas apenas em pacientes com uma ou duas eliminações diárias.
- Uma ou Duas peças: duas peças em pessoas ativas ou em complicações na pele ou estomia.
- Pré-cortada ou Recortável: pré cortada apenas em estomas redondos e de borda.
- Base plana ou Convexa: sendo a plana usada em estomas protusos ou alto perfil e a convexa (curvatura para fora da placa), ajuda a manter uma vedação firme entre a bolsa e a pele, indicadas para estomas planos ou retraídos, abdome com pouco tônus muscular e estomas profundos confeccionados em pregas abdominais.
O equipamento coletor adequado é aquele que mantem a pele periestomia saudável, gerando um selo seguro de isolamento do efluente eliminado. De acordo com as características da estomia e do abdome conseguimos indicar o equipamento coletor mais adequado
**A escolha do seu equipamento será realizado por um profissional capacitado do nosso time.
Bolsas de colostomia/Ileostomia

Figura 1: Peça única de bolsa para colostomia com barreira protetora, plana ou convexa, aberta com clamp.


Figura 2: Duas peças constituída por uma placa com barreira protetora, plana ou convexa, que pode ficar aderida à pele de 4 a 7 dias e uma bolsa que pode ser desacoplada para higienização com clamp.
Bolsa de Urostomia

Figura 3: Peça única bolsa para urostomia com barreira protetora, válvula antirrefluxo e saída tipo “torneirinha” com conexão para drenagem.


Figura 4: Duas peças placa e bolsa para urostomia constituída por uma placa com barreira pro- tetora, plana ou convexa, que pode ficar ade- rida à pele de 4 a 7 dias e uma bolsa, que pode ser desacoplada para higienização, com sistema de drenagem.
OBSERVAÇÃO: As bolsas de urostomia têm uma válvula antirrefluxo que não permite que a urina drenada retorne para o estoma. Têm também um dispositivo para drenagem da urina, que direciona o jato proporcionando um esvaziamento da bolsa. Neste dispositivo pode ser conectada uma bolsa coletora de perna ou de cama, para conseguir um tempo maior de esvaziamento da bolsa (períodos noturnos e viagens).