Tabu masculino: Disfunção erétil

A disfunção erétil ou impotência sexual masculina é caracterizada pela incapacidade de obter ou manter uma ereção firme do pênis para uma relação sexual. E, apesar de não apresentar estimativas exatas, atinge uma parcela significativa dos homens e é a doença menos tratada no mundo. Alguns estudos recentes mostram que a incidência aumenta com a idade. Cerca de 4% dos homens aos 40 anos e quase 20% aos 60 anos apresenta total incapacidade de alcançar ereção. A incidência sobe para 50% em homens com mais de 75 anos.

Os problemas relacionados à disfunção erétil, que pode estar presente mesmo quando há desejo sexual e orgasmo, vão além dos empecilhos sexuais e podem ser indícios de outras doenças, como as cardiovasculares, os cânceres, as do aparelho respiratório e da próstata. O médico urologista do Instituto da Próstata e Doenças Urinárias do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Luciano Nesrallah, esclarece, a seguir, as causas e tratamentos envolvidos na disfunção erétil, e ressalta a importância de romper a barreira cultural masculina em não procurar um médico ou até mesmo falar sobre o assunto.

As causas e fatores de risco

Inicialmente, é importante esclarecer que a dificuldade esporádica de manter uma ereção pode estar relacionada a quadros de ansiedade e estresse e representam 20% dos casos. Já a disfunção erétil normalmente é caracterizada como tal em um período superior a três meses ou mais, e, geralmente, apresenta uma causa física, como doenças, lesões ou efeitos colaterais de medicamentos.

Doenças como diabetes, obesidade, cardiovasculares e renais são responsáveis por 70% dos casos de impotência sexual. No caso de doenças cardiovasculares, por exemplo, a disfunção pode ser o primeiro sinal da patologia e é mais evidente em homens mais velhos, fumantes e com pressão arterial elevada.

Além das doenças, como a ereção exige uma sequência de eventos – impulsos nervosos do cérebro, da coluna vertebral e ao redor da área do pênis, bem como uma resposta aos músculos, tecidos fibrosos, veias e artérias – qualquer distúrbio que interrompa essas ações, cause lesão dos nervos ou do fluxo sanguíneo do pênis pode causar a disfunção erétil. Danos físicos ao pênis, na medula espinhal ou na pelve também podem desencadear o problema.

Em outros casos, a ingestão de alguns medicamentos, entre eles anti-hipertensivos, anti-histamínicos, antidepressivos e tranquilizantes, e/ou uso de drogas ilícitas (entorpecentes) podem desencadear a impotência.

Tratamento e prevenção

“Em todos os casos acima, é importante tomar muito cuidado antes de iniciar um tratamento, que precisa ser analisado de maneira personalizada para cada paciente”, afirma o dr. Luciano Nesrallah. De maneira geral, no inicio do tratamento, o paciente precisará adotar medidas básicas, como cessação do tabagismo, redução do consumo de álcool, dieta e atividade física. Essas simples mudanças no estilo de vida podem ajudar a recuperação da função sexual.

O médico também deverá fazer uso de medicamentos substitutos para o caso de drogas que possam causar a impotência. Entre outras medidas que podem ser estabelecidas durante o tratamento, estão:

Psicoterapia – São utilizadas técnicas que diminuem a ansiedade associada à relação sexual. A parceira do paciente pode ajudar com as técnicas, que incluem o desenvolvimento gradual de intimidade e estímulo. Essas técnicas também podem ajudar a aliviar a ansiedade durante o tratamento para disfunção erétil de causas físicas.

Medicações orais – Em 1998 surgiu a primeira pílula para tratar a disfunção erétil, o sildenafil, e posteriormente foram lançados, o vardenafil e o tadalafil. Essas medicações pertencem a uma classe chamada de inibidores de fosfodiesterase, que quando tomados uma hora antes da atividade sexual, atuam aumentando os efeitos do óxido nítrico, uma substância química que relaxa a musculatura lisa do pênis durante a estimulação sexual, permitindo um maior fluxo de sangue. Porém são apresentados alguns efeitos colaterais associados ao uso dos inibidores da fosfodiesterase, que são: dores de cabeça, rubor facial e dor de estômago. Também podem causar alguns problemas visuais, incluindo um aumento da sensibilidade à luz e visão turva. Homens que já tomam medicamentos que contenham nitratos, tais como nitroglicerina (para angina), são desaconselhados a usar essas drogas.

Injeção peniana – A injeção de drogas como alprostadil diretamente nos tecidos do pênis relaxam os músculos dos corpos cavernosos e aumentam o fluxo sanguíneo promovendo uma ereção.

Cirurgia – O implante de dispositivos, conhecidos como próteses, pode restaurar a ereção em homens com disfunção erétil. Estes dispositivos podem ser semirrígidos ou infláveis. As próteses são inseridas nos corpos cavernosos para permitir que o paciente ajuste manualmente a posição do pênis (semirrígidas). Alternativamente, cilindros infláveis podem ser inseridos dentro do pênis e expandidos usando fluido pressurizado.

Como acontece a ereção

O pênis contém duas câmaras cilíndricas que são preenchidas por tecido esponjoso chamados de corpos cavernosos. Quando um homem torna-se sexualmente excitado, impulsos iniciados no cérebro chegam até os nervos que fazem os músculos dos corpos cavernosos relaxarem, permitindo que o sangue preencha os espaços dentro do pênis, aumentando a pressão nos corpos cavernosos, fazendo o pênis se expandir. Uma membrana chamada túnica albugínea ajuda a armazenar o sangue nos corpos cavernosos, sustentando a ereção.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store