Cuidados com os joelhos

​Os joelhos oferecem sustentação para o corpo e precisam de atenção e cuidados especiais. Confira as dicas do especialista em joelho e trauma do esporte, Dr. Gabriel Pecchia:
 

Quais são os principais problemas que podem ocorrer com os joelhos?

O sobrepeso é um dos principais fatores de sobrecarga para os joelhos e pode provocar um desgaste da cartilagem. Esse desgaste pode evoluir para uma artrose antes do tempo. Normalmente a artrose é sinal de envelhecimento, mas quem tem sobrepeso ou é atleta que pratica corrida ou salto pode ter o problema ainda jovem.
 

Qual a recomendação para evitar essa sobrecarga nos joelhos?

Manter o peso e fortalecer a musculatura diminuem as chances de lesões, principalmente para quem pratica corrida e saltos com frequência. Todas essas atividades devem ser feitas sempre com orientação de um profissional.
 

E para quem já tem esse desgaste no joelho?

Para que o desgaste da cartilagem do joelho não piore, além de perder peso e fortalecer a musculatura, é preciso evitar atividades de impacto.  Quem já tem o desgaste deve procurar atividades como a hidroginástica e o pilates, que realizam o fortalecimento muscular sem impacto. O acompanhamento médico também é fundamental. O conjunto desses cuidados é que vai garantir a melhora do problema.​

Voltar