Cuidados com as estrias na gravidez

estria_gravidez.jpg

O cuidado com o corpo durante a gravidez deve ser redobrado. Algumas mudanças físicas ocorrem no corpo neste momento especial da vida, como o aparecimento de estrias. A dermatologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Dra. Samantha Kelmann, responde as duvidas sobre essa questão.
 

Por que as estrias se desenvolvem em grande quantidade durante o período de gravidez?

As estrias se desenvolvem quando há um estiramento da pele, seja durante a gestação, durante o crescimento ou aumento de peso em qualquer idade. Se ocorrerem na gravidez, são chamadas de estrias gravídicas ou gestacionais. Associadamente, a modificação hormonal que ocorre na gestação também parece ter um papel importante no surgimento de estrias.
 

Qual é o local mais comum que as estrias podem aparecer em mulheres grávidas?

As estrias costumam aparecer mais na região abdominal, peri-umbelical, onde ocorre o maior estiramento de pele. Aparecem também em mamas, flancos, coxas e nádegas.
 

As estrias têm costume de aparecer em que período da gravidez?

Costumam aparecer mais no final da gestação, a partir do terceiro trimestre, quando o peso da futura mamãe atinge o maior número. Mas isso não é uma regra.
 

Toda grávida tem estrias? É genético?

Nem toda grávida apresentará estrias. Há a predisposição genética, o ganho de peso que pode ser maior ou menor, os cuidados com a pele durante a gestação, a idade da mulher (quanto mais nova, mais chance de aparecerem estrias, pois a pele tende a ser mais firme). Estudos apontam que de 50 a 90% das gestantes poderão desenvolver estrias.
 

Existe algum meio de prevenir o aparecimento de estrias? Quais são os tratamentos disponíveis?

É fundamental o cuidado com a pele do corpo. Os cremes e óleos próprios para gestantes devem ser usados diariamente, e a gestante deve evitar o aumento de peso excessivo durante a gestação. Drenagens linfáticas especiais para grávidas também são excelentes, pois reduzem o edema, que também provoca um estiramento de pele. Lasers são contraindicados para grávidas. Quanto ao uso de vitaminas, não há atualmente, nenhuma que previna aparecimento de estrias, mas seu uso pode garantir uma complementação de alimentação saudável da gestante.

Voltar