Coco e seus benefícios para a saúde

O coco é uma fruta que lembra verão, calor e praia. Além de ser delicioso, traz inúmeros benefícios à saúde, por isso, seu consumo não deve se restringir só a uma época do ano. De acordo com Livia Yumi Yokomizo, nutricionista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a água de coco é um isotônico natural, que hidrata por ser rica em sais minerais (sódio, potássio, fósforo, cálcio, magnésio e vitamina C), nutrientes que são normalmente eliminados de nosso corpo através da sudorese e em episódios de vômito e diarreia.

Mas os benefícios não param por aí, a água de coco amacia a pele, reduz o nível de colesterol, previne enjoos, auxilia no controle da pressão arterial, no funcionamento intestinal e ameniza dores de estômago ocasionadas por gastrites ou úlceras, agindo como anti-inflamatório. A polpa do coco também possui ação anti-inflamatória. É rica em fibras que auxilia o bom funcionamento intestinal, e em potássio, excelente fonte de energia pelo elevado teor de calorias.

Uma dúvida comum é se à água de coco de caixinha tem as mesmas propriedades da in natura. A nutricionista afirma que sim: “De acordo com alguns estudos que analisaram a composição da água de coco envasada em comparação a in natura, a diferença mais significativa foi quanto ao teor de sódio. Na água de coco envasada, são acrescidos conservantes à base de sódio, elevando esta proporção. Então, se possível, é recomendado dar sempre preferência à água de coco in natura”.

O óleo do coco também é benéfico à saúde, evidências científicas demonstram que ele pode ajudar a diminuição dos depósitos de gordura. O triglicerídeo de cadeia média parece também proporcionar maior efeito de saciedade ao ser comparado aos de cadeia longa.

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Informações Nutricionais:

Água de coco 100ml = 22kcal;
Polpa de Coco 100g = 354Kcal;

Beba de 1 a 3 copos de água por dia;

Consuma 3 colheres de sopa de óleo de coco por dia em preparações ou in natura.

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