Exames

Centro de Diagnóstico por ImagemOs métodos de diagnóstico por imagem desempenham um importante papel na detecção, no diagnóstico e no planejamento terapêutico de muitas doenças. O Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz disponibiliza modernos equipamentos de ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, radiologia convencional, angiografia digital, mamografia, medicina nuclear e densitometria óssea, além de realizar procedimentos intervencionistas diagnósticos e terapêuticos orientados por técnicas de imagem.Mais informações: (11) 3549-1000.

Unidade de Terapia Intensiva (UTI)O Laboratório de Análises Clínicas – Hospital Alemão Oswaldo Cruz oferece atendimento de forma completa, seguindo a nossa vocação de atender e acolher o paciente da melhor forma, sempre com qualidade e segurança.

CONFIRA OS EXAMES DISPONÍVEIS

ACESSE OS RESULTADOS DOS EXAMES

Se você não é paciente do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, clique aqui e utilize os dados de acesso indicados no protocolo do seu exame.

Unidade de Medicina do SonoRealizados em um só lugar com mais conforto e comodidade para os pacientes, os exames de diagnóstico e tratamento para diversas patologias neurológicas e disfunções do sono, são acompanhados por uma equipe multidisciplinar especializada.

Exames

Eletroencefalograma (EEG)Indicado para os mais variados transtornos neurológicos, o Eletroencefalograma é um exame neurofisiológico que avalia a atividade elétrica cerebral, essencial para o diagnóstico de epilepsias, investigação de demências (como Doença de Alzheimer), encefalopatias diversas (de causa hepática, renal, por efeito de medicamentos, por exemplo), infecções do sistema nervoso central tais como encefalite herpética, dentre outros transtornos neurológicos. É utilizado ainda em alguns casos psiquiátricos e avaliação de profissionais tais como nos aviadores.
Eletroneuromiografia (ENMG) O procedimento avalia a função do sistema nervoso periférico e muscular por meio do registro das respostas elétricas geradas por estes sistemas, com o objetivo de detectar graficamente as lesões desses sistemas que comprometem a unidade motora. O exame é fundamental para auxiliar o diagnóstico, tratamento e para fins de prognóstico em doenças neuromusculares, tais como Síndrome do Carpo, Neuropatias Polirradiculoneurite etc.
Polissonografia A polissonografia é recomendada para o diagnóstico de diversos distúrbios do sono, além das apneias e roncos. Auxilia no diagnóstico da insônia, sonambulismo, terror noturno, ranger de dentes (bruxismo), fibromialgia, entre outros problemas de saúde.
Doppler Transcraniano (DTC) É primariamente utilizado para ajudar na pesquisa e investigação de doenças vasculares cerebrais, como acidentes vasculares cerebrais isquêmicos e hemorragias intracranianas causadas pela rotura de aneurismas cerebrais.A avaliação de pacientes com Anemia falciforme, na indicação de necessidade de transfusões sanguíneas, é outro exemplo de excelente indicação clínica deste exame.
Potencial Evocado É um exame que gera estímulos externos no paciente, por meio de eletrodos, luz ou som, provocando uma resposta esperada no cérebro. Os estímulos podem ser visuais, auditivos, cognitivos, somatossensitivo (que detecta lesões medulares) ou motores, dependendo de qual parte do corpo é necessário examinar. É utilizado ainda para avaliar possíveis lesões, ou evita-las durante atos cirúrgicos.Mais informações: (11) 3549-1000.

É um exame complementar que identifica alterações na pressão dentro do canal e analisa a propulsão, contração e coordenação dos movimentos do órgão e de seus músculos (esfíncteres superior e inferior).

Indicação:

  • Disfagia (dificuldade de engolir alimentos sólidos e líquidos) com causa obscura: acalasia, esclerodermia, espasmo difuso do esôfago, hipertensão do esfíncter inferior do esôfago, esôfago em quebra-nozes, entre outras;
  • Avaliação da doença do refluxo gastroesofagiano;
  • Dor torácica de origem não-cardíaca;
  • Excluir doenças sistêmicas com possível envolvimento esofágico.
Método para diagnóstico da doença do refluxo gastroesofágico – DRGE por meio do monitoramento do pH do esôfago, que quantifica a exposição do esôfago ao ácido gástrico.

Indicação:

  • Pacientes com sintomas sugestivos de Doença do refluxo gastroesofágico – DRGE que não apresentam esofagite ao estudo endoscópico.

Método para diagnóstico da doença do refluxo gastroesofágico – DRGE por meio do monitoramento do pH do esôfago, que quantifica a exposição do esôfago ao refluxo do conteúdo gástrico sendo ele refluxo de ácido, não ácido e de gás.

Indicação:

  • Pacientes com sintomas sugestivos de Doença do refluxo gastroesofágico – DRGE que não apresentam esofagite ao estudo endoscópico.
Exame que estuda o ânus por meio da avaliação da pressão do esfíncteres interno e externo do ânus, sua capacidade e sensibilidade, além do reflexo neural responsável pela movimentação do intestino.

Indicação:

  • Constipação intestinal;
  • Incontinência fecal;
  • Fissura anal.
O exame usa a medida do hidrogênio da respiração para diagnosticar certas condições que desencadeiam sintomas gastrointestinais e que podem estar associados ao excesso do gás no intestino. Por meio do exame é possível detectar intolerância à lactose, à frutose, ao sorbitol e à xilose, além da síndrome do supercrescimento bacteriano.

Indicação:

  • Supercrescimento bacteriano de intestino delgado;
  • Síndromes de má digestão de carboidratos;
  • Avaliar as condições associadas a distensão abdominal.