Tecnologia

Robô da Vinci SI

O robô Da Vinci SI oferece o Single Port, mecanismo que permite que os procedimentos cirúrgicos sejam feitos com uma única incisão, proporcionando uma cirurgia minimamente invasiva e apresentando muitos benefícios, inclusive, o estético.

O equipamento é utilizado para a realização de cirurgias em especialidades como:

  • Urologia;
  • Ginecologia;
  • Gastroenterologia;
  • Cirurgias de cabeça e pescoço (retirada de tumores de boca e garganta; procedimento cirúrgico para tratamento da apneia do sono).

Como funciona o Da Vinci SI

O robô é controlado pelo cirurgião através de um console que executa os movimentos cirúrgicos replicados e aperfeiçoados pelos quatro braços do robô. Com imagens em alta definição e 3D, ampliadas em até 15 vezes, o equipamento possui também um dispositivo que filtra eventuais tremores das mãos do médico, conferindo maior precisão ao procedimento.

No vídeo abaixo, está disponível a simulação de uma Cirurgia Robótica com o Robô da Vinci SI utilizada do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Menos invasiva, mais precisão e menor tempo de recuperação são alguns dos benefícios possibilitados por essa tecnologia.

Você poderá mover o mouse para acessar os espaços na sala de cirurgia e usar o óculos 3D para uma melhor visualização.

Especialidades da Robótica

Urologia: retirada parcial ou total da próstata e nefrectomia parcial (retirada parcial de rim).

Ginecologia: utilizado em cirurgias mais complexas como histerectomias (retirada de útero), tratamento de endometrioses severas e tumores de colo de útero e ovário.

Gastroenterologia: bariátrica, gastrectomia (retirada parcial do estômago), colectomia (remoção parcial ou total do intestino grosso), colecistectomia (retirada da vesícula biliar) e hérnias.

Cirurgias de Cabeça e Pescoço: retirada de tumores de boca e garganta; procedimento cirúrgico para tratamento da apneia do sono.

Quer saber mais sobre a Cirurgia Robótica?

Preparamos um material exclusivo para você, com algumas curiosidades e mostrando as vantagens de se utilizar a cirurgia robótica nos procedimentos cirúrgicos.
Faça o download gratuitamente:

BAIXAR

Equipe

Coordenação:

Dr. Carlo Passerotti

Professor livre-docente em Urologia – Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Possui pós-doutorado pela Harvard Medical School em Cirurgia Robótica, Laparoscopia e Urologia Pediátrica.

Dr. Alexandre Silva e Silva

Especialista em Ginecologia Minimamente Invasiva e cirurgia robótica. Médico assistente do serviço de onco-ginecologia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo – HCFMUSP.

Dr. Eric Thuler

Médico formado pela Universidade de São Paulo – USP (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto) é certificado para a realização de Cirurgia Robótica Transoral (TORS) nos Estados Unidos (Penn University). Também realizou o primeiro procedimento de Cirurgia Robótica Transoral da América Latina para tratamento da apneia do sono.

Dr. Sergio Roll

Doutor em Ciências na Área de Cirurgia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Professor Assistente do Departamento de Cirurgia Geral – Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, o Dr. Sérgio Roll é Coordenador do Grupo de Parede Abdominal do Departamento de Cirurgia da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Saiba tudo sobre o câncer em nosso Centro Especializado em Oncologia

x

INTRABEAM®

O tratamento para o câncer de mama no Hospital Alemão Oswaldo Cruz conta com um equipamento inovador, utilizado para radioterapia intraoperatória (IOT), o INTRABEAM®. O Hospital é o primeiro do Estado de São Paulo e segundo no país a utilizar a tecnologia.

De modo diferente ao procedimento convencional, a radioterapia intraoperatória é feita depois da remoção do tumor, ainda durante a cirurgia.

O novo procedimento reduz os efeitos colaterais associados ao método convencional de radioterapia como fadiga, vermelhidão na região, sensibilidade ou alteração na cor da pele. Além disso, a técnica evita a irradiação de pulmão e coração.

Como funciona?

O processo é feito através de um acelerador linear miniaturizado com um feixe de fótons de baixa energia, e dura de 20 a 30 minutos. A aplicação da radioterapia, em dose única, se restringe à área afetada.

Outro diferencial do INTRABEAM® é a diminuição do tempo de tratamento, já que a paciente não precisará se deslocar várias vezes para as sessões de radioterapia e pode voltar à sua rotina mais rapidamente. Um tratamento tradicional costuma ter entre 25 e 30 sessões.

INTRABEAM® trata de outros tipos de câncer como o cerebral e o de pele

Além do câncer de mama, o INTRABEAM® também oferece outras opções de uso. Funciona como um importante auxílio aos tratamentos da coluna cervical, a exemplo da cifoplastia ou vertebroplastia – realizados quando os ossos se tornam fracos, em consequência de doenças como a osteoporose-, ou para ajudar a retirada de tumores na região. É recomendado também para tumores superficiais no cérebro e para vários tipos de câncer na pele, com exceção do melanoma, cuja agressividade requer a sua extração através de cirurgia.

Pelo fato de irradiar um alvo e deixar intacta a região ao redor, a tecnologia pode ser explorada ainda para cânceres gastrointestinais, do endométrio e tumores na boca, embora no Brasil, a grande utilização ainda seja exclusivamente aquela voltada para os tumores da mama – apenas para mulheres acima de 50 anos, e cujos nódulos tenham menos do que 2 cm.

Em termos de praticidade, o INTRABEAM® é superior aos métodos convencionais, porque o equipamento é portátil e deve ser aplicado numa única dose, reduzindo a necessidade de um extenso tratamento de radioterapia.

O procedimento é de grande vantagem porque não apresenta os possíveis efeitos colaterais associados ao método convencional como vermelhidão, sensibilidade ou alteração na cor da pele, fadiga, irradiação de pulmão e/ou coração, melhorando o resultado estético.

Neuronavegador Curve

Hospital Alemão Oswaldo Cruz adquiriu o Neuronavegador Curve, equipamento de alta tecnologia voltado para o desempenho de cirurgias cerebrais e de coluna.

Neuronavegador Curve permite ao cirurgião visualizar a área a ser operada, com maior detalhamento anatômico, favorecendo o planejamento pré-operatório.

Como funciona?

O equipamento mapeia a área a ser operada, que pode ser vista em 3D e em diferentes ângulos, com maior contraste na diferenciação dos tecidos. Um grande diferencial dessa tecnologia é o acesso ao arquivo de imagens (Picture Archiving Communication System – PACs), onde o médico pode verificar todos os exames realizados no nosso Centro de Diagnóstico de Imagens.

Também é possível realizar, por meio do Neuronavegador Curve, o download de aplicativos que possibilitam desenhar sobre as lesões e a fusão de imagens. Esses diferenciais ajudam o cirurgião a traçar o melhor caminho para a realização da cirurgia. Os procedimentos também podem ser gravados em diversas mídias, auxiliando em estudos de caso e em futuras cirurgias.

PET CT

O moderno equipamento que une os recursos da Medicina Nuclear (PET) e da Radiologia (TC), e é um dos mais utilizados pelo Centro Especializado em Oncologia, ganha um uso específico para detecção do carcinoma da próstata, com PSMA, no estadiamento do câncer e seguimento do tratamento para os pacientes que já têm o diagnóstico.

O procedimento de PETC-CT com Gálio68-PSMA (sigla em inglês para Antígeno de Membrana Específico para Próstata), demonstra onde estão as pequenas lesões cancerígenas, proporcionando maior assertividade na escolha do tratamento assim como cirurgia guiada e radioterapia.

A vantagem do PET-CT é “varrer” o corpo inteiro, valendo-se de duas técnicas, a tomografia por emissão de pósitrons e a tomografia computadorizada, fazendo uma leitura precisa na extensão do cérebro até o final da bacia, determinando não apenas o tamanho dos tumores, mas detectando os focos de metástase, a possibilidade de recidivas e o melhor controle terapêutico para os diferentes estágios da doença.

Mais sensível do que a ressonância magnética e a tomografia computadorizada, que não cobrem o corpo todo, o PET-CT PSMA é um exame que dura somente 20 minutos, não provocando reação alérgica ou exposição nociva à radioatividade. A sua frequência será definida de acordo com o diagnóstico ou controle do tratamento pelo médico responsável.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store