Lollapalooza 2023 ocorre neste fim de março; confira dicas para cuidar da saúde durante o festival

Data: 20/03/2023 Publicado em: Visite Brasilia - DF

O Lollapalooza, o maior festival de música alternativa do país, está se aproximando. Dos dias 24 a 26 de março, os fãs poderão desfrutar de muita música, dança, comida e bebida. No entanto, para curtir o evento de verdade, é necessário prestar atenção na alimentação, na hidratação, no conforto das roupas e sapatos, além de reservar um tempo para descansar. Confira as dicas:

Hidratação é fundamental!

Segundo a Dra. Sara Morhbacher, clínica geral do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a maior preocupação deve ser com a hidratação, especialmente para aqueles que vão curtir os shows sob o sol. “É preciso beber muita água, de boa procedência, e evitar o compartilhamento de garrafas com outras pessoas. Além disso, é recomendado evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólias, já que elas podem contribuir para a desidratação”, explica.

A especialista também destaca a importância de prestar atenção na quantidade de cafeína consumida em energéticos, já que o excesso aumenta a chance de arritmias cardíacas, principalmente para quem tem predisposição.

“A nossa preocupação com os energéticos é a cafeína, que a em doses exageradas pode fazer o coração trabalhar de maneira acelerada ou descompassada. A dose máxima recomendada de cafeína é de 420 mg por dia. Uma lata de energético tem cerca 114 mg. Portanto, o ideal é não abusar dos energéticos, principalmente para aqueles que tenham problemas cardíacos”, destaca a especialista.

Além disso, “é fundamental ir ao banheiro quando sentir vontade, para eliminar o excesso de líquido no organismo e deixar o corpo mais leve e confortável”, completa.

Comida para dar energia

Para garantir energia durante os shows, é recomendado consumir comidas leves, como saladas e frutas, ou alimentos menos gordurosos e de fácil digestão. “Então, a dica é comer alimentos compostos basicamente por carboidratos, de fácil digestão e proporcionam maior conforto durante o show, além de evitar frituras e alimentos com muito queijo, que são mais pesados”, ressalta.

É importante prestar atenção nas condições de higiene dos estabelecimentos onde você vai comprar sua comida, garantindo que estejam limpos e com alimentos em boas condições de conservação e dentro dos prazos de validade.

“O local deve estar limpo e apresentar condições mínimas de higiene para evitar o contágio por uma bactéria ou, até mesmo, uma virose alimentar. Se o alimento precisa estar refrigerado, prestar atenção se ele realmente estava onde deveria antes de consumir”, aconselha a especialista.”

Roupas confortáveis

Para a médica, o conforto é a chave para ter uma experiência agradável. Isso significa que é essencial evitar peças apertadas e sapatos que machuquem os pés ou com salto, que podem causar lesões. E optar por roupas leves que permitam a transpiração do corpo, especialmente se o festival ocorrer em dias quentes. “Se tiver sol é aconselhável usar protetor solar e algum tipo de cobertura física, como chapéus e bonés”, completa.

Outra dica, é montar um kit de primeiros socorros com medicamentos básicos para prevenir ou tratar eventuais dores de cabeça, musculares e outros imprevistos.

Descansar faz parte do show

Mesmo que o Lollapalooza seja uma maratona de shows e atividades intensas, é necessário que o público cuide do seu corpo e bem-estar. “O ideal é não negligenciar o sono e dar um tempo para descansar e recuperar as energias. Afinal, uma experiência completa em um festival depende não só da música e diversão, mas também do cuidado com a saúde física e mental”, explica a médica.

Com essas dicas, o público do Lollapalooza pode garantir uma experiência inesquecível e segura durante os dias de festival.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store