MENTES CURIOSAS

Você saberia dizer quais as reais funções das pálpebras, das sobrancelhas e dos cílios? E para que servem as cutículas? A seguir, desvendamos a importância que essas e outras pequenas partes do corpo têm na proteção do nosso organismo

por Lucas Pondaco Bonanno
Ilustração Marquetto

Ao longo da evolução da espécie humana, estruturas corporais deixaram de ter a utilidade principal que um dia já tiveram, como o apêndice e os dentes do siso, que, segundo pesquisas científicas, serviam, respectivamente, para fazer a digestão de plantas com excesso de celulose e para triturar alimentos duros e crus. Muitas outras partes do nosso corpo, porém, continuam tendo funções essenciais, embora nem todo mundo saiba disso. “Nós, seres humanos, somos formados por um conjunto de órgãos, células, músculos, tecidos e diversos sistemas que têm finalidades claras na nossa sobrevivência”, comenta o Dr. Guilherme Laranja, reumatologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. “Tudo funciona de forma tão automática e interligada que, geralmente, a gente até esquece que eles estão ali e que são tão importantes.” Segundo o especialista, as cutículas das unhas, que muitas pessoas gostam de tirar, por exemplo, servem para proteger o vão entre nossos dedos e unhas da entrada de bactérias e fungos. Além das cutículas, vários outros elementos do nosso corpo são repletos de curiosidades e funções bem pouco conhecidas. Veja a seguir.

Pálpebras

Pálpebras

São dobras finas de pele e músculo. Além de protegerem nossos olhos, ajudam a mantê-los hidratados, pois espalham lágrimas por todo o globo ocular quando piscamos. Se considerarmos que um adulto pisca, em média, 12 a 24 vezes por minuto enquanto está acordado, podemos dizer que as pálpebras realmente trabalham muito.

Sobrancelhas

Um dos alvos preferidos dos salões de estética, essas pequenas porções de pelos são muito mais que um belo adorno do nosso rosto: as sobrancelhas atuam como uma barreira na parte superior dos nossos olhos, impedindo que o suor e outros tipos de líquidos que escorrem pela testa cheguem à nossa vista.

Sobrancelhas
Cílios

Cílios

Também chamados de pestanas, são pelos que protegem as bordas das pálpebras, formando uma espécie de cortina do globo ocular. Eles atuam como vassouras, reduzindo o contato dos nossos olhos com poeiras, insetos e outras partículas. Um adulto tem cerca de 100 a 150 cílios em cada pálpebra.

Freio Lingual

Pequena prega de pele que liga a língua à gengiva. Chamado também de frênulo, é fundamental para a fixação e movimentação da nossa língua, que é um músculo, por dentro da boca. Pessoas que têm o frênulo curto ou com algum outro tipo de anormalidade podem não conseguir falar corretamente. Bebês com esse problema tendem a ter dificuldade de mamar.

Trágus

Trágus

Também conhecidas por trago, são aquelas pequenas saliências nas entradas dos nossos ouvidos, que algumas pessoas optam por enfeitar com piercings. Os trágus têm a função de proteger nosso canal auditivo e fazem parte do sistema externo da orelha, detectando sons vindos de trás do nosso corpo, pela frente ou pelos lados.

Pelos nas Axilas

Apesar de serem retirados com frequência, principalmente pelas mulheres, os pelos nas axilas ajudam a diminuir a fricção que se intensifica com o movimento dos braços junto ao tronco. Pesquisadores indicam que os odores que tanto tentamos camuflar com desodorantes, nos nossos antepassados pré-históricos tinham a função de atrair o sexo oposto.

Pelos nas Axilas
Reumatologia Matéria Texto

Veja Também

Leve Com Você
SOBRE VOCÊ

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store