Veja dicas para não ficar doente no frio intenso, que atinge as regiões Sul e Sudeste

Data: 18/05/2022 Publicado em: R7.COM/SÃO PAULO

O frio chegou antes da hora nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Ainda é outono, quando as temperaturas deveriam ser mais amenas, mas de acordo com a Climatempo, São Paulo teve a madrugada mais fria para o mês de maio desde 1990.

Junto com a preocupação de como se proteger de temperaturas tão baixas, vem a atenção especial com a saúde. Como não ficar resfriado, não ter problemas de pele e controlar aquelas dores que aumentam no inverno.

Essas dores atingem ainda mais as pessoas com problemas pré-existente, como explica Erico Souza de Oliveira, médico clínico geral do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. “No geral, a percepção de dor fica mais intensa no frio. Mas é ainda mais comum em quem têm doenças articulares, por exemplo artroses, que são comuns nas pessoas após os 50, 60 anos”, diz ele.

E acrescenta: “Não se sabe muito qual é o motivo desse aumento, mas as articulações costumam doer mais no frio, provavelmente pela diminuição da movimentação”.

Os problemas circulatórios também pioram nessa época. “O frio geralmente diminui o diâmetro das veias e das artérias para preservar o calor e, com isso, piora as dores em quem já tem alterações vasculares, que geralmente são nas pernas”, afirma Erico.

É por causa dessa vasoconstrição que mesmo as pessoas com boa circulação sentem pés e mãos mais gelados. “Não sente nada mais do que a sensação de frio”, alerta o médico.

Para as duas questões apresentadas a solução é a mesma: se manter aquecido. “Tem de se proteger do frio, principalmente no caso das pessoas que têm problemas reumatológicos e circulatórios graves. Recomendamos o uso de forma mais liberal de luvas, meias mais aquecidas para manter pés e mãos também aquecidos”, orienta o clínico geral.

O frio mexa com o sistema imune?

As crises e infecções respiratórias são as principais causas que lotam as UPAs (Unidade de Pronto-Atendimento) e os prontos-socorros dos hospitais. Isso faz com que muita gente relacione o frio a uma queda do sistema imune. Mas essa ligação não é correta.

“A imunidade não cai no frio. O risco de infecções respiratórias, por exemplo, em países muito frios é o mesmo que em países quentes. Só que acontece é que temos aglomerações maiores e as pessoas tendem a ficar em ambientes mais fechados. Aprendemos nos últimos dois anos que os riscos de infecções respiratórias aumentam muito na aglomeração e no contato próximo entre as pessoas”, ressalta Erico Oliveira, fazendo referência à pandemia da Covid-19.

As doenças respiratórias ligadas às complicações alérgicas são mais frequentes em climas frios e secos. No caso dessa onda polar, a umidade do ar está alta e em lugares como Porto Alegre e Curitiba a chuva deve aparecer e aumentar ainda a sensação de frio.

Cuidados com a pele

A pele também precisa de cuidado. Nessa época do ano, é comum o ressecamento da pele, coceira, rachaduras, intolerância aos ácidos, mesmo quando os tratamentos já estavam sendo feitos e não irritavam anteriormente.

O segredo é manter a hidratação. “Mas vale lembrar que nem todos os hidratantes são iguais, existe produtos mais adequados para cada tipo de pele. Além de ter hidratantes recomendados para os pés, que é diferente do que as pessoas usam no rosto”, destaca a dermatologista Sabrina Negro.

No caso do ressecamento mais grave é necessário uso de medicamentos. “Usamos corticoides nessas regiões que estão ressecadas por um período”, diz ela.

No frio, aumenta a vontade de tomar banho quentes, mas não são nem um pouco saudáveis para a pele. “É importante evitar banhos muito prolongados e quentes, evitar utilização de buchas. Além de beber bastante água, fazer uma ingesta adequada de água também é muito importante”, afirma Sabrina.

As recomendações e cuidados são muitos, mas o clínico geral tranquiliza os mais preocupados. “O organismo funciona muito bem também nas temperaturas frias, desde que você se mantenha protegido e não fique exposto aos problemas mais graves. Se aplicam os conselhos de qualquer mãe. Mantenham-se aquecidos, apesar de não termos mais a obrigatoriedade de máscaras, a recomendação médica continua sendo do uso de máscaras em ambientes fechados e aglomerados, salvo para a alimentação”, conclui o médico.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store