Seu corpo no controle

Baseado em movimentos do dia a dia e com a proposta de ser sempre dinâmico, o treinamento funcional traz diversos benefícios à saúde

Agacha, pula, corre, empurra, carrega,joga para lá, joga para cá. Esses são apenas alguns dos movimentos do treinamento funcional, que, diferentemente dos treinos de academias tradicionais, não exige o uso de aparelhos de musculação – apenas acessórios como pesos, barras, elásticos e cordas. Esse é um dos atrativos que fazem com que as pessoas se interessem cada vez mais pela modalidade. O outro está relacionado diretamente à saúde. “Em linhas gerais, o funcional fortalece funções do corpo como flexibilidade e movimento, favorecendo o condicionamento físico, o tônus muscular, a parte circulatória e até mesmo o aparelho digestório”, afirma o Dr. Ricardo Eid, especialista em Medicina do Esporte e Exercício do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. “Esse tipo de treino trabalha a musculatura de forma global.”

Como não envolve máquinas, a maior parte dos exercícios aproveita-se do peso do próprio praticante. “O funcional trabalha o corpo da forma como ele realmente funciona, nos ajudando em atividades básicas como levantar da cama ou carregar uma criança”, diz Rodrigo Summo, proprietário do estúdio Mobius Funcional, no bairro de Perdizes, em São Paulo. “Você pode fazer um exercício para membros inferiores, que, se executado da maneira correta, vai atuar no seu abdômen também.” Com isso, as chances de lesão são menores. “Se bem trabalhado, e sempre com acompanhamento, o aluno dificilmente vai colocar o peso todo de um lado só, por exemplo, e, assim, evita se machucar.”

O funcional trabalha o corpo da forma como ele realmente funciona, nos ajudando em atividades básicas

REFLEXO NA BALANÇA

Rodrigo ainda aponta o funcional como boa opção para quem quer perder peso. Meia hora de aula pode queimar cerca de 200 calorias, que, aliada à boa alimentação, ajuda a emagrecer. “A queima pode não parecer muito grande, mas as adaptações que o exercício trazem ao corpo fazem com que o metabolismo acelere e a pessoa perca calorias ao longo do dia e tenha bons resultados”, explica. Ele conta que outro ponto que atrai os alunos é a dinâmica das aulas, diferentes a cada dia, e o fato de serem em grupo. “Isso torna o treino mais vivo e motiva mais os praticantes, que incentivam um ao outro”, diz ele, destacando que a frequência recomendável é três vezes por semana.

Quem pratica costuma notar os benefícios rapidamente. A psicóloga e coach de vida e carreira Cynthia Chazin Morgensztern, 40 anos, começou a treinar na Mobius há quatro meses e já sente o corpo mais forte e saudável e tem mais energia para as tarefas do dia a dia, como sentar- se no chão para brincar com os três filhos e carregar caixas. “Estou bem mais disposta e forte”, conta. Cynthia, que havia feito esportes como pilates e hidroginástica anteriormente, foi para o funcional após ver a mudança em uma amiga. “Juntei a estética, que é minha vontade de emagrecer, com o lado da saúde”, diz. “Foi uma mudança de vida. Para melhor.”

Colega de treino de Cynthia, o produtor cultural Carlos Eduardo Martins, 50, tem a mesma percepção. Mais experiente – ele treina funcional na Mobius há seis anos –, diz estar na melhor fase de sua vida em relação à energia. Carlos já havia feito musculação em diferentes academias e conta nunca ter ficado tanto tempo no mesmo esporte e lugar. “Além de todos os benefícios para o corpo, o treino funciona como uma sessão de terapia para mim. Deixo todo o estresse do dia a dia nele.”

Os relatos de Cynthia e Carlos mostram mais uma vantagem do funcional: é para todos. Independentemente do condicionamento físico, da idade e do gênero, o treino é adaptável às necessidades e limitações de cada um. No entanto, o Dr. Ricardo Eid alerta para um ponto importante: “Para um resultado mais saudável e sustentável, qualquer atividade física deve ser acompanhada por especialistas”.

Venha fazer

Alguns benefícios do treinamento funcional

  • Trabalha o corpo todo
  • Ajuda na parte cardiorrespiratória
  • Dá flexibilidade, equilíbrio e coordenação motora
  • Traz mais energia
  • Melhora a postura
  • Tonifica
  • Reduz o percentual de gordura
  • Beneficia o sistema digestório
  • Combate o estresse

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Especialistas alertam para o excessos na busca do corpo perfeito.

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Autor: LUISA ALCANTARA E SILVA
Data: 10/06/2019
Fonte: REVISTA LEVE