Roacutan afina o nariz? Especialista explica em 5 pontos sobre o medicamento e seus efeitos

Data: 13/09/2021 Publicado em: G1/NACIONAL

Mostrar fotos de antes e depois do tratamento com Roacutan, um medicamento para acne, se popularizou no tiktok, rede social de vídeos curtos. O foco, contudo, não é desaparecimento das espinhas, mas sim um suposto efeito colateral: o afinamento do nariz.

Especialistas ouvidos pelo G1 afirmam que o medicamento não é capaz de provocar tais alterações.

Roacutan é apenas um dos vários nomes comerciais da isotretinoína, uma substância derivada da vitamina A, que atua sobre a atividade das glândulas sebáceas.

Nesta semana, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) afirmou em nota que não existem relatos, muito menos estudos clínicos, que sugiram o uso da isotretinoína para o afinamento do nariz.

1. O que é e para que serve o Roacutan?

A isotretinoína é um retinoide, derivado sintético da vitamina A, que atua na atividade das glândulas sebáceas, reduzindo a inflamação local, a produção de sedo e das bactérias que se alimentam dele. Desse modo, a substância é utilizada no controle da acne.

2. Quem pode utilizar Roacutan ?

É recomendado o uso de isotretinoína para pessoas a partir dos 12 anos de idade com acne moderada a grave, ou seja, indivíduos que possuem um grande número de cravos e comedões, espinhas e pústulas ou acne cística (profunda).

O uso do medicamento, contudo, é controlado e exige prescrição médica devido aos seus efeitos adversos, que envolvem uma série de alterações no corpo e, por isso, necessitam de acompanhamento médico constante.

“Não são todos os pacientes com acne moderada ou grave que podem utilizar o remédio. Há critérios de indicação, inclusive psicológicos”, explica Camila Hoffmann, dermatologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O uso da isotretinoína é recomendado em casos moderados ou graves, não resolvidos com outros tratamentos, e que podem deixar cicatrizes ou interferir diretamente na autoestima e saúde mental do paciente.

3. Quais os efeitos colaterais do Roacutan?

O uso do Roacutan é controlado devido aos seus efeitos adversos, que incluem:

Por isso, o acompanhamento médico desses pacientes deve ser mensal, assim como a realização de exames de sangue que comprovem que o medicamento não está interferindo negativamente no funcionamento do organismo.

No caso das mulheres, ainda há um cuidado extra: a isotretinoína é um agente teratogênico, ou seja, pode causar danos ao embrião ou feto e causar aborto espontâneo.

“Há estudos que comprovam que o uso do medicamento pode gerar problemas no feto. Por isso, todas as mulheres, antes de começar o tratamento com o Roacutan, precisam assinar um termo de conhecimento de risco”, afirma Hoffmann.

Durante o tratamento, as mulheres também precisam realizar mensalmente o exame beta hcg, teste usado para confirmar uma gravidez, e utilizar um método anticoncepcional seguro, como o dispositivo intrauterino (DIU) ou implantes.

4. Roacutan afina o nariz?

Não. Segundo a SBD, na comunidade científica, não existem relatos, muito menos estudos clínicos prospectivos e controlados, que sugiram o uso da isotretinoína oral para reduzir o afinar o nariz.

“O Roacutan pode promover alteração no nariz em apenas uma condição: quando a pessoa tem uma doença chamada Rinofima”, explica Hoffmann.

5. O que é Rinofima?

Rinofima é uma condição as glândulas sebáceas aumenta muito em tamanho e quantidade, ocasionando mudanças perceptíveis na aparência do indivíduo.

“Nesses casos excepcionais, o uso da substância tende a diminuir um pouco o tamanho das glândulas e o nariz pode voltar ao tamanho original”, afirma a SBD.

Ainda assim, o uso do medicamento apenas faz com que o nariz volte ao seu tamanho original, não provoca mudanças além disso.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store