Prefeito assina Termo de Cooperação para criação de Parque Tecnológico em Saúde no município

O prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim assinou nesta sexta-feira (26), o Termo de Cooperação Técnica com a FESF/SUS (Fundação Estatal em Saúde da Família do estado da Bahia) e a Core Consultoria (empresa responsável pela Tecnologia da Informação), que vai dar início à implantação de um projeto piloto no estado – o Parque de Inovação Tecnológica em Saúde. O objetivo é informatizar e unir todos os dados de pacientes da rede de saúde municipal, desde a atenção primária à especializada, num só lugar.

O Termo de Cooperação Técnica foi assinado pelo diretor da FESF Carlos Alberto Trindade e pelo diretor da Core Consultoria Ricardo Puttini. Na solenidade estiveram presentes também a Secretaria de Saúde de Juazeiro, Fabíola Ribeiro, e representantes das instituições acima citadas.

O prefeito Paulo Bomfim destacou a importância desta parceria. “Essa parceria vai melhorar e ampliar cada vez mais os serviços de saúde no município e reforçar o atendimento SUS em nossa região. Agradecemos por terem colocado Juazeiro nessa rota, fazendo da nossa cidade modelo para outros municípios” enfatizou o prefeito.

O Parque de Inovação Tecnológica em Saúde é um projeto que pretende integrar e sincronizar os dados dos sistemas informatizados de saúde no município à plataforma objeto de estudo, pesquisa e desenvolvimento a ser promovida pela FESF/SUS e seu parceiro tecnológico, a Core Consultoria. O objetivo é qualificar a gestão das ações, reduzir custos, garantir ao profissional de saúde o acesso à informação, prover o melhor cuidado continuado ao paciente, compartilhar informações clínicas entre Serviços de Saúde e gerar conhecimento agregando eficiência e eficácia ao serviço de saúde prestado ao cidadão.

“Esse projeto foi desenvolvido pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS/ PROADI-SUS e implantado no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo, que tem essa mesma interoperabilidade que será rodada aqui. Esse vai ser o primeiro município no estado a rodar esse sistema e isso traz uma responsabilidade de quem está usando pela primeira vez, bem como sua co-autoria. O que fizemos aqui vai servir de espelho paro Brasil inteiro” pontuou Trindade.

O Termo de Cooperação vai durar dois anos a contar da data da assinatura, podendo ser prorrogado por igual período. De acordo com o diretor da Core Consultoria, Ricardo Puttini, essa solução tecnológica deve facilitar o caminho do paciente na rede de Atenção Básica. “Esse é um projeto de informações e a idéia é promover, o que chamamos de ‘continuidade do cuidado’. Onde nós vamos conseguir reunir a informação de cada paciente, produzida nas unidades de saúde e, na prática, isso significa que quando um médico acessar o portal clínico, ele vai conseguir ver todo o histórico das coisas que aconteceram com o paciente antes, que é o registro eletrônico de saúde.”

A Secretária de Saúde do Município, Fabíola Ribeiro, valorizou a importância do momento para a saúde do município. “Juazeiro quer avançar na informatização. Hoje, apesar de todo o cuidado que temos, ainda há muitos exames repetidos, muitas informações desperdiçadas e isso é uma preocupação para nós. Esse projeto-piloto vem para nos elevar em nível de informatização. É um desafio, mas eu acho que de qualquer forma é uma possibilidade de conseguirmos avançar”, finalizou a secretaria.

Data: 26/07/2019
Fonte: Prefeitura de Juazeiro