Por que eu tenho dificuldade para engolir remédio?

Data: 05/02/2019 Publicado em: Uol Viva Bem

A dificuldade de engolir substâncias líquidas ou sólidas é chamada de disfagia. Se você tem esse problema, pode ser uma questão psicológica. Mesmo que o considere algo simples, é melhor ir ao médico, pois a condição pode ser um alerta de algo mais sério.

A dificuldade de engolir substâncias líquidas ou sólidas é chamada de disfagia. Além de não conseguir deglutir, no caso, uma pílula, o indivíduo pode sentir náusea pela presença física do comprimido na garganta ou até pelo tamanho dele.

Se você tem esse problema, pode ser uma questão psicológica. Mas, mesmo que o considere algo banal, é melhor ir ao médico, pois a condição pode ser um alerta de algo mais sério.

Existem dois tipos de disfagia: a orofaríngea (quando há dificuldade de engolir na parte inicial do processo digestivo, ou seja, da garganta à faringe) e a esofágica (quando o problema está na passagem da substância entre o esôfago e o estômago).

O diagnóstico das doenças que causam a disfagia, se baseia justamente em qual dos dois tipos a pessoa tem.

Quando é orofaríngea, a musculatura estriada, que é a mesma que reveste braços e pernas, que é afetada. Entre as doenças que a afetam, estão a miastenia grave (doença causada por uma falha de comunicação entre os nervos e os músculos), o AVC e até a doença de Parkinson.

Já a esofágica pode ser sinal de doenças como esclerodermia (enrijecimento crônico da pele e dos tecidos conjuntivos), hipotireoidismo, diabetes e doença de Chagas.

Além disso, obstruções causadas por tumores benignos ou malignos e esofagites, também podem impedir a deglutição.

Mas antes que você se desespere, não esqueça: há a possibilidade de esse bloqueio para engolir coisas, ser apenas psicológico.

Seja lá qual for o problema, é importante procurar um médico. O diagnóstico precoce (e preciso) pode tratar rapidamente uma doença grave ou simplesmente garantir que o remédio seja absorvido pelo organismo, de forma adequada.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store