Outubro Rosa: Dia D nas policlínicas de Santos resulta em mais de 1.200 exames

A abertura especial das 31 policlínicas no sábado (05) – Dia D do Outubro Rosa em Santos – mudou a rotina dos bairros com diversas atividades de promoção da saúde e de bem-estar, como caminhadas, palestras e oficinas de maquiagem, e resultou em mais de 1.200 exames agendados e realizados. O objetivo da programação foi orientar sobre o câncer de mama e de colo do útero e promover a detecção e o diagnóstico precoces das doenças, o que contribui para maior chance de cura.
Um total de 612 mamografias foram marcadas nas unidades de saúde, o que representa num só dia 50% do número de exames realizados por mês em média na rede municipal (1.220 exames). As mulheres tiveram as mamografias marcadas para a Unidade Móvel que está na Praça Mauá (Centro) ou para a clínica prestadora Afip.
Foram feitos no sábado um total de 625 exames preventivos do câncer de colo do útero (Papanicolau), correspondente a 40% da média mensal das unidades de saúde (1.600 exames). No caso de resultados com alterações, as pacientes serão encaminhadas para o Instituto da Mulher e Gestante para a confirmação do diagnóstico.

UNIDADE MÓVEL

A Unidade Móvel de Mamografia segue nesta semana na Praça Mauá (Centro), em frente ao Paço Municipal, numa parceria inédita entre a Prefeitura de Santos e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz. O atendimento do caminhão ocorre de segunda a sexta.
No período da manhã, das 9h às 12h, o exame poderá ser feito por procura espontânea para até 11 mulheres de 50 a 69 anos de idade que não fizeram o exame nos últimos dois anos, voltado tanto para moradoras de Santos quanto de outras cidades. É preciso apresentar documento de identidade (RG ou CNH), comprovante de residência, Cartão SUS e informar telefone de contato.
No período da tarde, das 13h às 16h, o exame é feito para dez pacientes de Santos agendadas pela Central de Regulação de Vagas do Município, incluindo mulheres com mais de 40 anos com exame clínico prévio com alteração, seguindo as recomendações do INCA (Instituto Nacional do Câncer). A previsão é de que o caminhão realize até 1.300 exames de outubro a dezembro.

Data: 06/10/2019
Fonte: PREFEITURA DE SANTOS