Oswaldo Cruz promove VIII Simpósio de Nutrição Clínica Contemporânea

A Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional do Hospital Alemão Oswaldo Cruz realiza a oitava edição do Simpósio de Nutrição Clínica Contemporânea no próximo dia 11 de março. O evento é voltado para médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas e estudantes das diversas áreas da saúde.

O evento tem por objetivo contribuir para a discussão sobre a importância dos aspectos que envolvem a nutrição hospitalar no processo de cuidado individualizado do paciente. O tempo de jejum antes de procedimentos será um dos temas centrais do simpósio e questões como o tempo necessário de jejum em cirurgias e exames e a necessidade da implantação de protocolos de abreviação do jejum para pacientes no ambiente hospitalar serão abordados de forma dinâmica e interativa, por meio de talk show entre moderadores, palestrantes e a plateia.

Estudos científicos apontam que a diminuição de jejum pré-operatório é benéfico ao paciente em diversos aspectos, já que a ingestão de líquidos claros e ralos como água e sucos sem polpa, até duas horas antes da cirurgia, está associada à diminuição de resistência à insulina, da perda de massa muscular e da melhora nas defesas antioxidantes.

De acordo com o Dr. Andrea Bottoni, nutrólogo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a redução de jejum em pacientes pré-operatórios também pode contribuir para a melhoria da sensação de bem-estar e redução da irritabilidade do paciente que aguarda para ser operado.

O especialista ressalta ainda sobre a importância de a discussão sobre jejum abordar a elaboração de protocolos médicos e assistenciais que assegurem a segurança e qualidade na experiência do paciente.

Os diversos aspectos da terapia nutricional, cuidados paliativos e bioética são temas que também serão abordados durante o Simpósio de Nutrição Clínica Contemporânea.
A programação completa e inscrições podem ser feitas clicando aqui.

Data: 17/02/2020
Fonte: MEDICINA S/A/SÃO PAULO