Monitoramento de pessoas com condições crônicas, fibromialgia e saúde dos olhos são temas de cursos com inscrições abertas. Saiba como participar

O Ministério da Saúde é responsável por formular políticas públicas orientadoras da gestão, formação e qualificação dos trabalhadores.

Estão abertas as inscrições para a segunda chamada do curso de extensão ‘Gestão dos Serviços da Atenção Primária à Saúde e o Monitoramento do Cuidado das Pessoas com Condições Crônicas’. O objetivo é oferecer insumos que auxiliem profissionais na prática e no processo de gestão das equipes no cuidado de usuários com hipertensão, diabetes e outras condições crônicas. A oferta é voltada para gestores e demais trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco em quem atua na APS.

A formação acontece no formato EaD e autoinstrucional. São 4,5 mil vagas e duração total de 48 horas, divididas em 24 semanas, de 8 de junho a 14 de novembro. O currículo aborda conceitos, evidências, estratégias, planejamento e saúde do trabalhador, entre outros conteúdos. As inscrições ficam abertas até o dia 10 de setembro.

A iniciativa é fruto de parceria entre o Ministério da Saúde, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, por intermédio da Diretoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social e da Faculdade de Educação em Ciências da Saúde (FECS), e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), estabelecida por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

Data: 12/05/2023
Fonte: CNPQ - DF