Médicas participam de curso de preceptoria em SP

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Curso de Medicina da Unioeste de Francisco Beltrão, estruturou o curso de Residência em Medicina da Família e Comunidade no ano de 2018. Após avaliação e aprovação do Ministério da Educação (MEC) iniciou as atividades em março de 2019 com a primeira turma. A implantação desta residência pelo município visa fixar médicos nas unidades de saúde da família, contribuindo no processo de formação e repercutindo diretamente na qualidade da assistência prestada à comunidade.
Anualmente duas vagas são disponibilizadas. Após dois anos de curso, o médico conclui a especialização. Como incentivo, o profissional recebe bolsas de estudo do município e do MEC.
Capacitação
Outra conquista para o Programa Municipal de Residência ocorreu no mês de junho deste ano quando as médicas coordenadoras, dra. Josiane da Silva Nunes e dra. Carla Patrícia de Souza foram selecionadas pelo Ministério da Saúde para participar do curso de preceptoria, disponibilizado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, na cidade de São Paulo (SP). O primeiro encontro ocorreu de 15 a 17 de agosto com a presença de médicos preceptores de todo País.
Para ingressar no programa de residência é necessário realizar prova objetiva, entrevista e análise de currículo. As inscrições para a segunda turma estarão disponíveis a partir do dia 10 de setembro. A primeira fase que contempla a prova objetiva será elaborada e aplicada pela Associação Médica do Paraná (AMP), no dia 15 de novembro de 2019, nas cidades de Cascavel, Curitiba e Londrina, podendo o candidato optar por qual cidade pretende realizar a prova.

Data: 22/08/2019
Fonte: JORNAL DE BELTRÃO