Hospital de Câncer do Maranhão celebra parceria operacional com Hospital Oswaldo Cruz | Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Hospital de Câncer do Maranhão celebra parceria operacional com Hospital Oswaldo Cruz

Através do programa, hospitais filantrópicos de excelência reconhecida, ao longo de três anos, transferem conhecimento e procedimentos operacionais voltados ao aprimoramento da qualidade de hospitais de alta complexidade em todo o país.

O Hospital de Câncer do Maranhão foi incluído na nova etapa do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), iniciativa do Ministério da Saúde voltada para a melhoria da qualidade de hospitais públicos de Alta Complexidade em todo o país.

Por meio do programa o hospital oncológico maranhense receberá nos próximos dois anos consultoria técnica-operacional do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, instituição filantrópica paulista referência nacional em tratamento de câncer. A primeira etapa da consultoria está prevista para começar em janeiro.

Em outubro passado, técnicos do Hospital Oswaldo Cruz visitaram o Hospital de Câncer do Maranhão e traçaram um diagnóstico preliminar da situação atual dos processos operacionais desenvolvidos na unidade de saúde maranhense.

Com base nos resultados desse diagnóstico, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) e Hospital de Câncer do Maranhão, está elaborando um Plano de Ação com medidas de curto, médio e longo prazo a serem executadas de janeiro de 2019 a dezembro de 2020, período previsto para a consultoria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Até o fim de 2020, equipes do hospital alemão passarão a vir periodicamente, a cada dois meses, a São Luís prestar orientações aos profissionais do Hospital de Câncer do Maranhão. O trabalho irá envolver não somente as equipes multiprofissionais de saúde, como também as áreas técnicas e administrativas.

A parceria entre as duas instituições vai favorecer também a ida de profissionais maranhenses a São Paulo para participar de oficinas de qualificação e treinamentos oferecidos pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

De acordo com Ana Carolina Marques, gerente de Qualidade da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), a consultoria tem como objetivo aprimorar a capacidade técnica-operacional do Hospital de Câncer do Maranhão, organizando fluxos e processos de trabalho, promovendo maior efetividade e produtividade às equipes, a fim de garantir mais qualidade aos serviços oferecidos ao cidadão.

“Essa parceria vai nos oferecer ferramentas que irão acelerar o processo de melhoria da qualidade no hospital, garantindo, principalmente, maior segurança em todas as etapas de cuidado com os pacientes”, ressalta Ana Carolina.

Para Vanderley Ramos, presidente da Emserh, empresa gestora do hospital de Câncer do Maranhão, a parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz trará um ganho significativo aos indicadores assistenciais do hospital oncológico maranhense “A parceria técnica com o Oswaldo Cruz, referência no Brasil no tratamento do câncer, vai ajustar e padronizar os procedimentos da rotina operacional do Hospital de Câncer do Maranhão, possibilitando que possamos ter em breve um padrão de excelência em serviço equiparado aos grandes hospitais de alta complexidade do país”, prevê Vanderley Ramos.

Quatro hospitais públicos no Maranhão foram selecionados para participar da próxima etapa do programa nacional de aprimoramento da gestão de hospitais de Alta Complexidade do SUS, a ser desenvolvida até dezembro de 2020. Além do Hospital de Câncer do Maranhão, foram inseridos no Proadi-SUS 2018/2020 o Hospital Universitário Presidente Dutra (rede Federal), o Hospital Dr. Clementino Moura (Socorrão II) e o Hospital da Mulher (rede Municipal de São Luís).

O Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) é uma ação do Ministério da Saúde voltada ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde. Por meio do programa, hospitais filantrópicos de excelência reconhecida, ao longo de três anos, transferem conhecimento e procedimentos operacionais voltados ao aprimoramento da qualidade de hospitais de alta complexidade em todo o país.

Data: 12/12/2018
Fonte: Governo do Maranhão