Hospital Alemão Oswaldo Cruz realiza curso sobre cannabis medicinal para profissionais da saúde

Com o conceito de desmistificação, o curso Cannabis Medicinal do Hospital Alemão Oswaldo Cruz tem o objetivo de apresentar a profissionais da saúde uma introdução aos tratamentos medicinais que utilizam canabinoides.

A cannabis chegou ao mainstream médico. O Hospital Alemão Oswaldo Cruz promove, no próximo dia 29 de novembro, a primeira edição do curso Cannabis Medicinal. Coordenado pelos médicos Riad N. Yunes e Romeu Faddul, o curso acontecerá no Centro de Inovação e Educação em Saúde do Hospital, localizado na Av. Paulista, 475, na capital paulista, das 14h às 18h. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site http://www.sympla.com.br/curso-cannabis-medicinal__711155.

Segundo comunicado à imprensa, a iniciativa tem por objetivo levar para os participantes uma introdução aos tratamentos medicinais que têm como base os canabinoides. Com o conceito de desmistificação, o curso abordará os diferentes tipos de canabinoides, uso e legislação dessas substâncias no Brasil, prescrição correta e efeitos adversos. Além disso, serão apresentados os usos específicos para tratamentos complementares de dor, artrite e inflamação, cefaleia, neuroproteção após AVC, convulsões, epilepsia, insônia e qualidade do sono, espasticidade muscular e ansiedade.

Dr. Romeu Faddul, um dos coordenadores do evento, conta que um dos canabinoides que será discutido provém do cânhamo, uma variedade da cannabis que não causa vício ou sintomas psicogênicos, pois não produz o THC. “No curso teremos a oportunidade de mostrar e explicar como são produzidos os óleos, qual a qualidade deles, como se prescreve, como se utiliza e efeitos colaterais do componente”, explica.

O curso foi idealizado pelo Centro Especializado em Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz com o objetivo de trazer para a realidade dos médicos e profissionais da saúde a necessidade de se entender mais sobre essas substâncias e sua utilização. “É necessário desmistificar sobre o uso da cannabis. Essas alternativas já chegam para os pacientes por diversas fontes de informação, é essencial que o corpo clínico se atualize e entenda as reais indicações para o uso dessas substâncias no complemento ao tratamento dos pacientes”, aponta Dr. Riad Younes, diretor do Centro Especializado em Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Um dos grandes estigmas por trás do uso dos canabinoides ainda é a relação que se faz com os alucinógenos. Um dos objetivos do curso será, também, realizar uma grande análise entre as plantas derivadas da cannabis que produzem ou não o THC. “É preciso que o médico tenha a habilidade de diferenciar os produtos e saiba como eles agem diferentemente em cada paciente”, completa Faddul.

O Dr. César Câmara, palestrante do curso, conta que um dos assuntos que serão abordados diz respeito ao custo dessas substâncias, que costumam ser muito menores quando produzidas com a qualidade de um óleo extravirgem, ou seja, sem manipulação, sem reconstituição em outros óleos ou adição de substâncias. “É importante ressaltar que quanto menos processado é um produto, melhor o seu efeito e mais barato também. É um movimento contrário ao já conhecido na indústria farmacêutica formal: menos é mais”, explica.

Na ocasião, serão apresentados conjuntos de estudos clínicos, principalmente das áreas de neurologia, qualidade de vida e oncologia, que corroboram a eficácia do uso dos canabinoides como complemento ao tratamento de diversas patologias.

Programação:

  • O que é Cannabis e o que se está prescrevendo – Marijuana x Cânhamo
  • Legislação no Brasil e Acesso aos tratamentos
  • Quais são suas propriedades?
  • Produtos Full-Spectrum Orgânicos x Produtos Purificados e Sintéticos Efeito Entourage – canabinoides trabalhando em equipe
  • O Sistema Canabinoide dos Seres Humanos, interações com a planta e seus efeitos
  • Indicações de tratamento a serem abordadas:
    • Dor
    • Artrite e inflamação
    • Cefaleia
    • Neuroproteção após AVC
    • Convulsões e Epilepsia
    • Insônia / Qualidade do Sono
    • Espasticidade muscular
    • Ansiedade
    • Efeitos Adversos
    • Segurança e estabilidade
  • Interações Medicamentosas
  • Contraindicações
  • Como iniciar a prescrição para um paciente e como monitorá-lo

Palestrantes: Dr. Fernão Soares, Dr. Romeu Faddul, Dr. Francinaldo Gomes e Dr. Cesar Camara.

Serviço

Curso Cannabis Medicinal

Data: 29/11/2019 – 14h às 18h

Local: Centro de Inovação e Educação em Saúde – Av. Paulista, 475, 1º andar

Inscrições:
gratuitas (vagas limitadas) pelo site http://www.sympla.com.br/curso-cannabis-medicinal__711155

Público: profissionais da área da saúde

Data: 29/11/2019
Fonte: SMOKE BUDDIES/SÃO PAULO