Hospital Alemão Oswaldo Cruz ingressa na Jornada Magnet de excelência em Enfermagem

Reconhecimento é feito pela American Nurses Credentialing Center e estabelece padrões de qualidade para a atuação da Enfermagem

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz ingressou na Jornada Magnet, programa para obtenção da certificação de excelência na prática de Enfermagem com reconhecimento conferido pela American Nurses Credentialing Center, que busca a implementação das melhores práticas de Enfermagem nas instituições de saúde nos Estados Unidos e no mundo.

A participação do Hospital na Jornada Magnet começou no final em 2020 e, de acordo com Fátima Silvana Furtado Gerolin, Diretora-executiva Assistencial do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a expectativa é de cumprir todas as etapas do processo nos próximos três anos e assim conquistar esse importante reconhecimento internacional. “As instituições de saúde que já aderiram à Jornada possuem melhores resultados, com índices elevados de satisfação dos pacientes e excelentes indicadores sensíveis à prática profissional da Enfermagem”, enfatiza.

O ambiente de trabalho também é melhor nesses locais, com menor rotatividade e menor absenteísmo dos colaboradores. “Ao promover e estimular constantemente o desenvolvimento das equipes, a jornada traz impactos positivos não apenas para uma melhor experiência do paciente, mas também para a retenção e atração dos melhores profissionais do mercado. Quem faz parte de uma equipe reconhecida dificilmente busca outras colocações de trabalho, pois encontra condições de crescimento e aprimoramento profissional na mesma instituição”, afirma Fátima.

Modelo assistencial em evolução com foco na melhor experiência do paciente e família

A entrada do Hospital na Jornada Magnet é mais um passo na valorização do trabalho da equipe de Enfermagem, que desde sua fundação, há 123 anos, busca práticas de excelência e melhorar processos. O Hospital desenvolveu inclusive um modelo assistencial próprio que propõe integrar pacientes e familiares no centro do cuidado, obtendo resultados mais assertivos em todo o processo assistencial, além de estabelecer um vínculo de confiança entre os profissionais, pacientes e seus familiares. Com o objetivo de disseminar as práticas exitosas do Hospital e inspirar outras instituições, foram produzidos dois livros intitulados: A Assistência como Essência da Trajetória do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de 2017, e O que aprendi cuidando de você, lançado em março de 2020.

A busca constante do aprimoramento ao cuidado aos pacientes também passa pela atenção frequente ao ouvir o que eles e seus familiares têm a dizer. Nesse sentido, foi criado o Conselho Consultivo, onde pacientes e familiares podem conhecer melhor os processos internos da Instituição e sugerir melhorias sobre a forma de cuidar do Hospital. “Algumas iniciativas de melhorias adotadas no Hospital foram implementadas a partir das sugestões dadas justamente pelo Conselho Consultivo”, conta Fátima.

A Diretora-executiva Assistencial acredita que o Hospital já cumpre diversas metas que a Jornada impõe às organizações participantes, além de várias iniciativas com foco no reconhecimento, na valorização e segurança das equipes e do paciente, e que vão ajudar a Instituição a receber o reconhecimento mais rapidamente. “Fomos um dos primeiros hospitais no Brasil a desenvolver de forma colaborativa um modelo assistencial próprio, focado na assistência individualizada, integral, humanizada e multiprofissional tendo paciente e familiar no centro do cuidado. Conquistamos inúmeros reconhecimentos internacionais relacionados à excelência no cuidado. Isso motiva toda a equipe assistencial a buscar cada vez mais altos níveis de excelência”, afirma.

Data: 01/06/2021
Fonte: ANAHP