Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Startup LAURA utilizam assistente virtual para triagem de pacientes

Serviço oferecido a partir de inteligência artificial ajudará a prever demanda por atendimento médico.

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz e a startup de inteligência artificial LAURA uniram forças para combater o novo Coronavírus. A partir de uma plataforma de inteligência artificial, os pacientes da Instituição poderão tirar dúvidas sobre a COVID-19 e passar por uma triagem virtual, baseada nos parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sem a necessidade de se deslocar até o Hospital. Disponível no site, o serviço tem o objetivo de evitar a propagação do vírus e oferecer às equipes médicas e assistenciais uma previsão de quantos pacientes estão a caminho e quais deles têm sinais de gravidade nos casos relatados.

Um dos maiores centros hospitalares da América Latina, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz é uma das primeiras instituições de saúde do país a utilizar a inteligência artificial da LAURA para auxiliar pacientes em relação ao novo Coronavírus. Por ser baseada em tecnologia cognitiva e Natural Language Processing (NLP), a plataforma aprende com as dúvidas e inputs dos usuários.

“A chegada da inteligência artificial da Laura será de extrema importância para auxiliar no enfrentamento da pandemia. Com a tecnologia, teremos a oportunidade de maior previsibilidade no atendimento e assim preparar melhor toda a nossa equipe médica e assistencial para oferecer o melhor atendimento ao paciente que chega até nós”, afirma Atualpa Carvalho de Aguiar, Gerente de Tecnologia e Inovação do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

“Vale dizer que a plataforma não substitui avaliação médica, mas serve como apoio para a triagem de pacientes COVID-19 de forma mais rápida e assertiva, evitando a saturação do pronto-atendimento. Outra vantagem é a previsão da demanda de testes que serão necessários para atender os casos suspeitos”, afirma o CEO da LAURA, Cristian Rocha.
O projeto faz parte das ações desenvolvidas pela LAURA para contribuir com a otimização dos recursos de saúde e auxiliar os hospitais neste período. Em março, foi criada a LAURA P.A. Digital, serviço de triagem e gestão do cuidado online que será oferecido gratuitamente instituições de saúde. A iniciativa tem o apoio do Instituto Laura Fressatto.

Como funciona

Ao acessar a triagem virtual, o paciente responde uma série de perguntas. Depois que a inteligência artificial fizer a análise das informações, se o caso não for considerado crítico, o paciente recebe orientações de prevenção e acompanhamento. Se os sintomas forem de gravidade, o paciente confirma que vai para o hospital e, imediatamente, aparece na plataforma de previsão de demanda.

Pessoas com sintomas leves receberão acompanhamento diário da assistente virtual. “A ideia é que ela envie mensagens todos os dias para saber se houve mudanças nos sintomas relatados inicialmente. Dessa forma, a equipe assistencial poderá acompanhar a progressão do paciente com o passar do tempo. Esse é um grande diferencial da plataforma”, explica Cristian Rocha.

Tecnologia para salvar vidas

A startup LAURA é responsável pelo desenvolvimento do Robô Laura, tecnologia implantada em instituições de saúde para identificação precoce dos riscos de deterioração clínica. Por meio de inteligência artificial e tecnologia cognitiva, faz o gerenciamento de dados da rotina hospitalar e emite alertas para a equipe assistencial, o que melhora a capacidade preditiva, com previsões mais estáveis. Ativa desde 2016, o Robô já analisou cerca de 2,5 milhões de atendimentos e reduziu em 25% a taxa de mortalidade hospitalar. Além de ajudar a salvar 12 vidas por dia, é um instrumento para otimização de tempo e recursos em saúde.

Autor: SAÚDE BUSINESS ONLINE/SÃO PAULO
Data: 22/05/2020