Hospital Alemão Oswaldo Cruz apresenta eventos científicos focados em coluna do idoso e tontura | Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Hospital Alemão Oswaldo Cruz apresenta eventos científicos focados em coluna do idoso e tontura

A tontura é a segunda queixa mais frequente de pacientes em consultórios, atrás apenas da dor de cabeça. Entre os idosos, o sintoma é o mais comum. Entretanto, muitas vezes a causa deste problema não é descoberta.

A sensação de tontura, mesmo quando intensa, pode ocorrer por um problema leve e ser momentânea, mas também pode ser indício de alguma doença mais séria. Pensando na melhoria dos diagnósticos e tratamentos, o Instituto de Educação e Ciências em Saúde (IECS) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz promove o Curso de Atualização em Tontura, que será realizado na próxima segunda-feira, 9 de abril, das 18h às 22h00.

O Curso terá coordenação do Dr. Márcio Salmito, otorrinolaringologista, com especialização em Otoneurologia, responsável pelo núcleo de Tontura na Unidade Campo Belo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, e do Dr. Pedro Chocair, nefrologista e coordenador da Unidade Campo Belo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz; com apoio da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia, que faz em Abril campanha nacional de esclarecimento com o slogan “Pare de falar labirintite”.

Também considerando a qualidade de vida dos idosos, o IECS traz, junto ao Instituto de Patologia da Coluna (IPC), o Curso Coluna no Idoso “Aging Spine”, que será realizado no dia 18 de abril, das 8h30 às 18h.

O evento tem a coordenação do neurocirurgião especialista em coluna e fundador do IPC, Dr. Luiz Pimenta e conta com nomes da ortopedia internacional, como o Dr. Han Jo Kim, cirurgião ortopédico, membro da Sociedade Americana de Pesquisa em Coluna Cervical e especialista em coluna cervical e escoliose, e o Dr. Sheeraz Qureshi, especialista em Cirurgia Cervical Minimamente Invasiva do Hospital para Cirurgias Especiais de Nova Iorque.

A lombalgia (dor na região lombar, geralmente causada por tensão em músculos ou ligamentos), considerada a principal causa mundial de anos perdidos por incapacidade, atinge grande parte dos adultos pelo menos uma vez na vida. Com os idosos a frequência das dores lombares tende a ser maior ainda, afetando diretamente o bem-estar da população. Outro dado importante, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), relata que as dores nas costas são a terceira causa de aposentadoria e a segunda em licença de trabalho no Brasil para a população idosa.

Serviço: Curso de Atualização em Tontura

Data: 9 de abril de 2018

Horário: das 18h às 22h00

Local: Auditório do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Programação:
https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/educacao-ciencia/educacao/cursos-eventos/curso-de-atualizacao-em-tontura/

Endereço: Rua Treze de Maio, 1.815 – Torre E – 1º subsolo

Informações/inscrições: (11) 3549-0585 e 3549-0577 / iecs@haoc.com.br

Serviço: Curso IPC – Coluna no Idoso “Aging Spine”

Data: 18 de abril de 2018

Horário: das 8h30 às 18h

Local: Auditório do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Endereço: Rua Treze de Maio, 1.815 – Torre E – 1º subsolo

Programação:

https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/educacao-ciencia/educacao/cursos-eventos/curso-ipc-coluna-no-idoso-aging-spine/

Informações: (11) 3549-0585 e 3549-0577

Inscrições: iecs@haoc.com.br

Data: 09/04/2018
Fonte: ANAHP