Evento "Café com Qualidade" incentiva servidores da Visa Manaus a participarem da implantação do SGQ

Data: 22/09/2022 Publicado em: INFO4

A Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus (Visa Manaus) realizou, nesta terça-feira, 20/9, um evento especial.

Para fortalecer o processo de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) nas suas práticas de trabalho: o “Café com Qualidade na Vigilância Sanitária”, que ocorreu em duas edições, sendo uma pela manhã e a outra, à tarde, na sede da Visa Manaus, na Cachoeirinha, zona Sul da cidade.

Com a participação do subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, o “Café com Qualidade” reuniu servidores de todos os departamentos da Visa Manaus, para apresentar formalmente o projeto de implantação do Sistema, e reforçar a importância da participação dos próprios servidores na sua consolidação.

Para Djalma Coelho, os esforços da Visa Manaus na busca por um modelo internacionalmente reconhecido de qualidade mostram o empenho da Saúde municipal em atender da melhor forma à população.

“Os ajustes que a Visa Manaus tem feito em seus processos de trabalho, para se adequar ao SGQ, têm o apoio integral da Semsa. Acreditamos que é um verdadeiro salto para a gestão em Saúde Pública no município, e vamos acompanhar com atenção os resultados, a fim de usar o trabalho de referência da Visa Manaus para levar o conceito de qualidade a mais departamentos dentro da secretaria”, afirma.

Na abertura do “Café”, o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, agradeceu à equipe do Núcleo de Gestão da Qualidade pelo empenho, e apoio integral da Prefeitura de Manaus no processo.

“Não podemos deixar de registrar o apoio que temos recebido do prefeito David Almeida na busca por essa renovação, a qual, como as demais ações da sua gestão, visa tão somente beneficiar cada vez mais a população”, salientou.

A chefe do Núcleo de Gestão Qualidade (NGQ) da Visa Manaus, Karina Pontes, destacou que a Gestão da Qualidade consiste em uma reformulação total dos processos de trabalho, para buscar mais eficiência, harmonia, transparência e melhores resultados em todos os processos. “É a criação de uma nova cultura de trabalho mesmo, para, como o próprio nome diz, atender com maior qualidade à população”, explicou.

Ao longo das duas edições do “Café”, os servidores conheceram as propostas pioneiras que levaram ao conceito de Gestão da Qualidade, a contribuição que as práticas podem trazer ao trabalho de Vigilância Sanitária, e o projeto do Ministério da Saúde (MS), por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que escolheu dez capitais brasileiras – entre elas Manaus – para implementar o SGQ nas suas respectivas Vigilâncias.

“A Gestão da Qualidade é uma construção coletiva, que depende da participação de todos os servidores para se tornar uma realidade. Se queremos melhorar nossos processos de trabalho, precisamos que cada departamento analise os processos atuais, e pense em soluções que possam torná-los mais simples e eficazes. Vamos construir essa nova cultura a partir dessa colaboração, fortalecendo, no processo, a integração entre os setores”, concluiu Karina.

Curso

Como forma de preparar os servidores para o novo processo de gestão do órgão, que é ligado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), os servidores da Visa Manaus também foram convidados a participar do “Curso preparatório para implementação de Sistema de Gestão da Qualidade no SNVS (Sistema Nacional de Vigilância Sanitária)”, oferecido pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), com a consultoria do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e a coordenação-geral da Anvisa. O curso é gratuito e apresenta as ferramentas do SGQ de forma didática, para que os profissionais da Vigilância municipal possam adotar suas práticas no dia a dia.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store