DIAMANTINO Município será polo do programa Saúde Redes em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Data: 20/01/2023

A iniciativa inédita prevê remodelar o sistema de saúde pública de seis municípios da região contemplada. O objetivo também visa organizar a rede de atenção à saúde a fim de aperfeiçoar a qualidade do atendimento à população, tendo como alvo o cuidado com o paciente.

A reunião de apresentação do Saúde Redes foi realizada na terça-feira (17.01), no Hotel e Restaurante Villa dos Parecis, com a equipe do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a secretária municipal de saúde, Marineze Meira e representantes da saúde dos demais municípios contemplados com as ações, entre eles São José do Rio Claro, Rosário Oeste, Nortelândia, Nobres e Alto Paraguai.

As ações serão financiadas pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde – Proad – SUS, por meio de uma aliança com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e o Ministério da Saúde.

A secretária Marineze mencionou que a saúde é uma área prioritária da gestão municipal e houve uma insistente busca por soluções práticas com impacto diretamente no atendimento, especialmente no que tange ao cuidado e acolhimento do paciente.

“O Saúde Redes vem concretizar o que planejamos: levar o melhor atendimento à população, com forte enfrentamento às dificuldades presentes no sistema que envolve todos os serviços públicos ofertados na rede de saúde”, declarou a titular da saúde.

Dentre as principais dificuldades que o programa busca sanar estão a baixa resolutividades da atenção primária à saúde, filas de espera para consulta com especialidades médicas, exames, ausência de profissionais especialistas na região, dificuldades para manutenção dos profissionais especialistas e rotatividade da força de trabalho médica na Atenção Primária.

O Saúde Redes é inspirado no programa Mais Cuidado + Saúde, desenvolvido no município de Ivaiporã, no estado do Paraná, tido como exemplo exitoso no Brasil em criar estratégias e soluções para os problemas e fragilidades comuns nos serviços públicos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Karen Rocha, coordenadora do Mais Cuidado + Saúde, explicou como a iniciativa do município paranaense se tornou referência na área de saúde no país. “Primeiro detectamos os problemas corriqueiros enfrentados pelas equipes de saúde e estabelecemos objetivos como aprimorar a governança e a organização das redes de atenção primária, oferecendo qualificação das ações de gestão e fortalecimento do processo de regionalização”, destacou.

A cordenadora do Saúde Redes Lissandra Andion afirmou que este é o início de um grande trabalho que se estenderá por um longo período de experiências, aprendizados e melhorias significativas para a saúde dos municípios contemplados com a ação.

“Estamos dando o primeiro passo para o lançar o Progrma no mês que vem. O objetivo é organizar as redes de atenção à saúde, olhar para as unidades que atendem os usuários e mlhorar o cuidado com esses pacientes”, finalizou.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store