DIAMANTINO Município será polo do programa Saúde Redes em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

A iniciativa inédita prevê remodelar o sistema de saúde pública de seis municípios da região contemplada. O objetivo também visa organizar a rede de atenção à saúde a fim de aperfeiçoar a qualidade do atendimento à população, tendo como alvo o cuidado com o paciente.

A reunião de apresentação do Saúde Redes foi realizada na terça-feira (17.01), no Hotel e Restaurante Villa dos Parecis, com a equipe do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a secretária municipal de saúde, Marineze Meira e representantes da saúde dos demais municípios contemplados com as ações, entre eles São José do Rio Claro, Rosário Oeste, Nortelândia, Nobres e Alto Paraguai.

As ações serão financiadas pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde – Proad – SUS, por meio de uma aliança com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e o Ministério da Saúde.

A secretária Marineze mencionou que a saúde é uma área prioritária da gestão municipal e houve uma insistente busca por soluções práticas com impacto diretamente no atendimento, especialmente no que tange ao cuidado e acolhimento do paciente.

“O Saúde Redes vem concretizar o que planejamos: levar o melhor atendimento à população, com forte enfrentamento às dificuldades presentes no sistema que envolve todos os serviços públicos ofertados na rede de saúde”, declarou a titular da saúde.

Dentre as principais dificuldades que o programa busca sanar estão a baixa resolutividades da atenção primária à saúde, filas de espera para consulta com especialidades médicas, exames, ausência de profissionais especialistas na região, dificuldades para manutenção dos profissionais especialistas e rotatividade da força de trabalho médica na Atenção Primária.

O Saúde Redes é inspirado no programa Mais Cuidado + Saúde, desenvolvido no município de Ivaiporã, no estado do Paraná, tido como exemplo exitoso no Brasil em criar estratégias e soluções para os problemas e fragilidades comuns nos serviços públicos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Karen Rocha, coordenadora do Mais Cuidado + Saúde, explicou como a iniciativa do município paranaense se tornou referência na área de saúde no país. “Primeiro detectamos os problemas corriqueiros enfrentados pelas equipes de saúde e estabelecemos objetivos como aprimorar a governança e a organização das redes de atenção primária, oferecendo qualificação das ações de gestão e fortalecimento do processo de regionalização”, destacou.

A cordenadora do Saúde Redes Lissandra Andion afirmou que este é o início de um grande trabalho que se estenderá por um longo período de experiências, aprendizados e melhorias significativas para a saúde dos municípios contemplados com a ação.

“Estamos dando o primeiro passo para o lançar o Progrma no mês que vem. O objetivo é organizar as redes de atenção à saúde, olhar para as unidades que atendem os usuários e mlhorar o cuidado com esses pacientes”, finalizou.

Data: 20/01/2023