COSEMS/MG participa do I Encontro de Pactuação do Projeto: “Fortalecimento dos Processos de Governança, Organização e Integração da Rede de Atenção à Saúde – Regionalização”

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG), por meio de seu Presidente e Secretário Municipal de Saúde de Taiobeiras, Eduardo Luiz da Silva esteve presente nesta sexta-feira (04/10), no município de Poços de Caldas, em Minas Gerais, no I Encontro de Pactuação do Projeto: “Fortalecimento dos Processos de Governança, Organização e Integração da Rede de Atenção à Saúde – Regionalização”. Como parte da programação do projeto, houve a solenidade de adesão de 153 municípios e do Estado à Macrorregião Sul de Minas.
A Macrorregião é uma das seis regiões brasileiras que pactuarão o projeto, elaborado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), com participação do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e Ministério da Saúde (via Proadi-SUS).

O Projeto da Regionalização prevê três principais etapas: assessoramento dos municípios das seis macrorregiões para a construção de um Documento Orientador do planejamento regional; elaborar, fornecer diretrizes e avaliar o processo para implementar o Painel de Indicadores Macrorregional (instrumento de qualificação governativa da macrorregião); construir e disponibilizar um Referencial Metodológico do processo de planejamento regional por meio da sistematização dos produtos elaborados em cada uma das seis macrorregiões.
Cada macrorregião contará com seis oficinas e os trabalhos em cada uma serão conduzidos por um coordenador e facilitadores. A expectativa é que o projeto encerre em novembro de 2020.

Ao todo, o Projeto de Regionalização envolverá 368 municípios do país que, juntos, correspondem a cerca de 13 milhões de habitantes. As próximas oficinas de pactuação acontecem nos dias 8 e 15 de outubro, na Macrorregião 1 de Rondônia e Macrorregião do Cariri/Centro-Sul no Ceará.

Data: 07/10/2019
Fonte: COSEMS MG