Colégio Humboldt reabre para atividades extracurriculares com diretrizes de segurança sanitária e acolhimento socioemocional

O Colégio Humboldt, instituição bilíngue e multicultural (português/alemão) localizada no bairro de Interlagos, na cidade de São Paulo/SP, vai receber grupos de até 110 alunos divididos entre manhã e tarde por dia, entre 19 e 30 de outubro, em horários específicos para atividades extracurriculares, de socialização e de acolhimento emocional.

A retomada, de forma restritiva, foi decidida em conjunto com as famílias e segue a determinação dos órgãos sanitários competentes e as diretrizes de medidas de segurança sanitária, definidas em parceria com o Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz (ISHAOC) para garantir uma maior segurança aos pais, alunos e colaboradores.

“As atividades presenciais, não obrigatórias, têm por objetivo o gradativo retorno dos nossos alunos ao convívio escolar e à orientação sobre os protocolos sanitários, que há muito já estão prontos e foram compartilhados com a comunidade escolar”, afirma o diretor-executivo do Colégio Humboldt, Fábio Martinez. Ele enfatiza que as equipes pedagógica, de apoio e os prestadores de serviço terceirizado foram capacitados e orientados para os processos seguros para o retorno.

Com 20% da capacidade, a instituição vai oferecer atividades complementares não letivas no seguinte formato: a Educação Infantil terá dois encontros semanais das 8h30 às 11h30. Já o 1º ano do Ensino Fundamental terá um encontro semanal à tarde, das 14 às 17 horas, e um encontro pela manhã, das 8h30 às 11h30. As turmas do 2º ao 8º ano terão um encontro semanal das 14 às 17 horas. O colégio continua com o programa letivo regular remoto.

Protocolos e recomendações

A equipe do Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz mapeou os processos de trabalho e rotinas do Colégio Humboldt, como fluxos críticos de entrada e saída de alunos e de funcionários, compra na cantina, entrega e recebimento de livros na biblioteca, entrada de itens de abastecimento e alimentos. Além disso, foi feito um mapeamento de risco de áreas de convívio coletivo, como as salas de aulas e cozinha e avaliação de riscos de contaminação de equipamentos de uso comum, como os bebedouros.

O diagnóstico sobre as adaptações foi inserido em um Guia de Orientação para adequação de estrutura física e de ações de contingência para os riscos mapeados. Dessa forma, uma série de medidas foram implementadas, como a criação de uma nova entrada para evitar aglomerações; retirada de móveis com superfície de difícil higienização com protocolos Covid-19; reposicionamento das salas de aula, mesas do refeitório e da sala dos professores para garantir distância mínima de 1,5 metro entre as pessoas; e adoção do controle de temperatura na entrada do Colégio.

Foram definidos pontos para instalação de dispensários de álcool em gel, as máscaras passam a ser obrigatórias dentro da instituição e as mudanças já podem ser percebidas na entrada: não haverá uso das catracas biométricas para acesso de alunos, professores e colaboradores.

Cuidado emocional

Para a volta às atividades extracurriculares presenciais, o Colégio Humboldt organizou o acolhimento de grupos de alunos com atividades dinâmicas entre 45 a 90 minutos, com o objetivo de discutir e refletir sobre as questões socioemocionais (clique aqui para saber mais sobre Educação Socioemocional).

As ações contemplam diversas frentes, como os aspectos sociais do retorno a um convívio coletivo, passando pelas questões acadêmicas com um trabalho a partir de avaliações diagnósticas para retomada e recuperação de conteúdo, garantindo o desenvolvimento integral dos estudantes.

“Em uma primeira etapa, vamos ouvir aluno e família para saber da dificuldade daquele momento que cada criança ou adolescente viveu e como respondeu, no contexto da pandemia e isolamento social. A partir dessas conversas, vamos avaliar junto aos pais os melhores encaminhamentos a serem tomados, desde uma conversa com seus filhos, até a algum profissional que cuide adequadamente do estudante”, explica o orientador educacional do colégio Humboldt, Cláudio Oliveira.

Data: 03/11/2020
Fonte: GUIA ESCOLAS