Chá de Hortelã – A bebida digestiva e poderosa no tratamento de náuseas

Data: 28/09/2020 Publicado em: Fashion Bubbles/São Paulo

O chá de hortelã faz sucesso no mundo todo graças ao seu frescor e aroma delicioso. Além disso, as propriedades terapêuticas da planta garantam que ela seja uma aliada incrível para a saúde. Assim, seguindo com nosso especial de alimentos curativos, agora confira todo o poder do chá hortelã.

Primeiramente, a hortelã é uma erva rica em antioxidantes, que ajudam a proteger e reparar as células dos danos causados por radicais livres.

Além disso, o chá de folhas de hortelã também ajuda a proporcionar uma noite de sono tranquila, especialmente se combinado com outras ervas calmantes como a camomila ou a lavanda.

Contudo, é na hora da digestão que essa infusão poderosa brilha de verdade. Há muitos séculos que a humanidade reconhece os poderes curativos da hortelã. O próprio Ministério da Saúde do Brasil destaca as propriedades antiespasmódicas. Por isso, ela alivia qualquer forma de espasmos no intestino e pode, inclusive, ser utilizada durante o tratamento da Síndrome do Intestino Irritável.

Aliás, o chá de hortelã é excelente no alívio dos gases intestinais, pois ele aumenta a secreção do suco digestivo e, com isso, reduz as contrações musculares estomacais.

A nutricionista Nairana Borim, do Centro de Nutrição do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, pontua também que o chá de hortelã ajuda a combater o inchaço e a flatulência.

Outro uso interessante da erva é no alívio de náuseas e enjoos, justamente graças as propriedades que aliviam as contrações do estômago. Para obter todos esses benefícios, o ideal é beber de 1 a 2 xícaras de chá ao dia.

Ademais, a hora de ingerir a bebida faz toda a diferença. Se você tem problemas digestivos, por exemplo, o ideal é tomar 1 xícara da infusão sempre após as refeições.

Por outro lado, quem quer aproveitar as propriedades calmantes do chá pode ingerir a bebida antes de dormir. Assim é possível garantir uma noite de sono mais tranquila e, de quebra, facilitar a digestão após o jantar. Excelente mix, não é mesmo?

Contudo, ainda que a hortelã ajude a acalmar, quem sofre com a insônia constante terá mais sucesso apostando em uma higiene do sono. Se esse for o seu caso, clique aqui e aproveite para conferir também o nosso especial que ensina como dormir mais rápido.

Hortelã ou menta? Qual a diferença?

Ainda que as plantas pertençam ao mesmo gênero (Mentha), são duas espécies diferentes. Portanto, para simplificar, o melhor é experimentar, já que o sabor muda.

Enquanto a hortelã é mais forte e ardida, com folhas estreitas e pontiagudas, a menta é suave e tem folhas mais alargadas.

De acordo com a Cartilha de Plantas Medicinais do SUS, o chá de hortelã auxilia na digestão. Além disso, ele também atua no tratamento de parasitoses intestinais, bem como das diarreias causadas por ameba ou giardíase. Para isso, é preciso seguir a indicação de uso:

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de folhas frescas ou 1 colher (chá) de folhas secas;
  • 150 ml de água.

Modo de preparo

  • Primeiramente, ferva a água e desligue assim que levantar fervura;
  • Na sequência, adicione a hortelã, tampe e deixe abafar por 5 minutos;
  • Beba em seguida e repita de 2 a 4 vezes por dia, enquanto durarem os sintomas.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store