CBA oferece especialização e MBA sobre qualidade e gestão em saúde, no Rio e em São Paulo | Hospital Alemão Oswaldo Cruz

CBA oferece especialização e MBA sobre qualidade e gestão em saúde, no Rio e em São Paulo

Ambos os cursos são voltados para profissionais com nível superior, que trabalham em instituições de saúde.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 20% e 40% de todos os gastos em saúde são desperdiçados por ineficiência. Um outro levantamento, da Organização para Cooperação de Desenvolvimento Econômico (OCDE), aponta que de 12% a 56% dos atendimentos em emergências são inadequados e que, eventos adversos podem ocorrer em 1/10 das internações hospitalares. Os números talvez possam ser explicados pela crescente introdução de novas tecnologias, métodos e especializações que determinam não só o aumento da diversidade e complexidade das atividades e processos, mas também dos custos e da competitividade do setor.

Nesse contexto, é crescente o desafio para os gestores de serviços de saúde, que necessitam, cada vez mais, de profissionais adequadamente qualificados e capacitados. Para atender a esta necessidade do mercado, o Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) oferece no Rio de Janeiro e em São Paulo, a Especialização e o MBA Qualidade em Saúde: Gestão e Acreditação, respectivamente, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e a Faculdade de Educação em Ciências da Saúde do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (FECS).

Os cursos enfatizam o planejamento, organização, desenvolvimento e avaliação dos processos de qualidade em saúde. “Os profissionais serão preparados para desenvolver a capacidade gerencial e competitiva de suas instituições, através da racionalização dos métodos e práticas de gestão com excelência”, explica a Superintendente do CBA, Maria Manuela Alves dos Santos.

Entre as disciplinas a serem abordadas estão Qualidade e Planejamento em Saúde, Gestão de Custos em Instituições de Saúde, Gerenciamento e Uso de Medicamentos, Prevenção e Controle de Infecções, Direitos dos Pacientes e Familiares e Qualidade Aplicada às Instituições de Saúde, entre outras. “A qualificação dos professores também é um destaque dos cursos. São profissionais com grande experiência na área de qualidade e segurança em saúde e gestão de acreditação”, complementa Maria Manuela.

Ao final do MBA e da Especialização, o participante estará capacitado a planejar, organizar, desenvolver e avaliar processos assistências e gerenciais. Além disso, ambos ensinam como aumentar a capacidade gerencial e a competitividade das instituições através da racionalização dos métodos e práticas de gestão; a promover a melhoria da qualidade do cuidado aos pacientes nos hospitais e demais serviços de saúde; e a perceber a acreditação como ferramenta capaz de introduzir, avaliar e manter a melhoria da qualidade na prestação da assistência à saúde.

Ambos os cursos são voltados para profissionais com nível superior, que trabalham em instituições de saúde, como médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, engenheiros, arquitetos, administradores hospitalares e profissionais de hotelaria hospitalar.

Especialização Qualidade em Saúde: Gestão e Acreditação – CBA/PUC-Rio

Início: março/2018

Local: Rio de Janeiro

Duração: 360 horas.

Informações: www.cbacred.org.br/ensino/especializacao.asp

Inscrições até 09 de fevereiro.

MBA Qualidade em Saúde: Gestão e Acreditação – CBA/FECS

Início: março/2018

Local: São Paulo

Duração: 14 meses (a carga horária total do curso é de 464 horas)

Informações: www.cbacred.org.br/ensino/mba.asp

Inscrições até 06 de abril.

Data: 08/02/2018
Fonte: HOSPITAIS BRASIL ONLINE