Anvisa aprova Paxlovid

Data: 29/04/2022 Publicado em: REVISTA RADIS/RIO DE JANEIRO | GERAL

Bom que se diga: as vacinas contra a covid-19 continuam como a melhor opção de controle da pandemia. Mas, paralelo a elas, diversos estudos vêm sendo realizados em busca de medicamentos que possuam alta eficácia em prevenir hospitalizações e reduzir a morbimortalidade pela doença. No final de março (31/3), a Anvisa aprovou o uso emergencial do Paxlovid — um antiviral da Pfizer indicado para pessoas que testaram positivo e apresentam risco de evolução para casos graves, são maiores de 18 anos e não precisam fazer uso artificial de oxigênio através de máquinas. Mas a venda do remédio é feita somente sob prescrição médica eo uso não deve ser feito sem acompanhamento médico. De acordo com a decisão da Anvisa, o Paxlovid não está autorizado para início de tratamento em pacientes que requerem hospitalização devido a manifestações graves ou críticas da covid-19. Também não está autorizado para profilaxia pré ou pós-exposição para prevenção da infecção pelo novo coronavírus. “É importante esclarecer ainda que o Paxlovid não é recomendado para pacientes com insuficiência renal grave ou com falha renal, uma vez que a dose para essa população ainda não foi estabelecida”, disse por fim a Anvisa, em nota. A droga já possui aprovação para uso emergencial nos Estados Unidos, nos países da União Européia, no Canadá, na China, na Austrália, no Japão, no Reino Unido e no México.

Nem ivermectina…
Ivermectina não reduz hospitalizações por covid-19. Esse é o resultado do maior estudo feito sobre o medicamento até agora. Realizada pela Universidade McMaster do Canadá e publicado no Wall Street Journal (20/03), a pesquisa mostrou que as 1.400 pessoas com a doença que tomaram o antiparasitário não se saíram melhor do que as que foram medicadas com placebo (tratamento inócuo usado como controle). “Não houve indicação de que a ivermectina seja clinicamente útil”, afirmou Eward Mills, principal autor do estudo. Como rememorou o jornal O Globo (20/3), a droga é usada no tratamentode infecções por parasitas, como piolhos, sarnas e lombrigas. Mas desde o início da pandemia no Brasil, foi promovida de forma controversa como um “tratamento precoce” para covid-19, chegando a integrar o chamado “kit covid”, junto com outros medicamentos sem eficácia contra a doença. Em julho de 2020, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) rejeitou a utilização do remédio para esse fim, mas apesar disso gru pos de negacionistas continuaram alardeando de forma fraudulenta seus benefícios.

Nem hidroxicloroquina
um outro estudo — dessa vez, realizado no Brasil pela Coalizão Covid-19 — comprovou que a hidroxicloroquina também é ineficaz como tratamento precoce e não previne internações por covid. Assim como a pesquisa canadense sobre a ivermectina, o estudo nacional não constatou benefícios em relação à hidroxicloroquina. Realizada com 1.372 pessoas com covid ou forte suspeita de infecção pela doença, a pesquisa contou com a participação de 56 centros de pesquisa brasileiros. Os resultados, publicados (31/3) no periódico especializado The Lancet Regional Health-Americás, apontaram que não houve diferença significativa na ocorrência de hospitalização entre os pacientes que foram medicados com hidroxicloroquina e aqueíes que tomaram placebo. “A interpretação é que os nossos dados, incluindo os da revisão, não apoiam o uso rotineiro de hidroxicloroquina para prevenir hospitalização por complicações da covid”, disse Álvaro Avezum, diretor do Centro Internacional de Pesquisa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, integrante da Coalizão.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store