Agevisa anuncia capacitações sobre mudanças na legislação sanitária

AAgência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB) realiza, em 2023, uma série de capacitações destinadas a atualizar os 223 municípios paraibanos nas questões relacionadas às mudanças que ocorrem na legislação sanitária brasileira.

O diretor-geral da instituição reguladora, Geraldo Moreira, observou que a pandemia da Covid-19 provocou revisões de ordem legal para garantir maior eficiência nas ações de promoção e defesa da saúde coletiva, e que as atualizações devem ser amplamente difundidas junto aos entes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, notadamente junto aos municípios, que estão mais próximos da população.

Reafirmando a determinação de estreitar cada vez mais a parceria com as Vigilâncias Sanitárias municipais, Geraldo Moreira acrescentou que há, atualmente, várias ações em andamento na Agevisa e ressaltou o processo de Gestão de Qualidade que vem sendo implantado através do Projeto “Qualificação da Gestão das Ações Estratégicas de Vigilância Sanitária no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária – IntegraVisa II”. “Esse processo vai tornar a Agevisa muito mais resolutiva, rápida e ágil, habilitando-a ao ISO 9001, de 2015”, explicou.

Desenvolvido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), o Projeto “IntegraVisa II”, conforme Geraldo Moreira, tem como meta o desenvolvimento de uma cultura de Gestão de Qualidade nas organizações integrantes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.

Momento Agevisa – Suspenso durante o período eleitoral (primeiro e segundo turnos) o programa radiofônico retornou às ondas da Rádio Tabajara no dia 10 de novembro com o mesmo compromisso de oferecer, nas manhãs das quintas-feiras, dentro da programação do Jornal Estadual, informações sobre variados temas de interesse da saúde da população.

O diretor Geraldo Moreira lembrou que o Momento Agevisa foi criado com o objetivo de aproximar ainda mais o Governo do Estado da população (na área da Vigilância Sanitária) por meio de um canal de comunicação extremamente rápido, eficiente e de amplo alcance social, que é o rádio.

Momento Agevisa e a Covid-19 – Ele também destacou o papel do informativo radiofônico na orientação sobre como as pessoas deveriam proceder para enfrentar a ameaça do coronavírus. “Desde março de 2020, quando se agravou a pandemia da Covid-19, a Agevisa se mobilizou para contribuir de forma efetiva nas ações governamentais de proteção dos paraibanos. Naquele cenário, o Momento Agevisa foi intensamente utilizado como canal de informação sobre o problema em si e sobre como as pessoas deveriam agir para protegerem a si mesmas, aos seus familiares e ao próximo, de modo geral”, ressaltou.

Data: 18/11/2022
Fonte: Governo da Paraíba