24 de junho: Dia Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos

A cada 15 segundos, um idoso é atendido em um serviço de emergência em decorrência de uma queda, e a cada dez idosos que procuram pelo serviço médico, três precisam ser internados. Segundo dados do Ministério da Saúde, dentre as complicações mais graves estão fraturas, principalmente de fêmur, e traumatismo craniano.  Estudos mostram, ainda, que 30% dos idosos sofrem quedas e 75% dessas quedas acontecem dentro das próprias residências.

No dia 24 de junho, quando se comemora o Dia Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos, o alerta é para algumas ações simples que podem evitar possíveis acidentes em casa, como retirar tapetes soltos, melhorar a iluminação dos ambientes e instalar corrimãos em escadas e barras de seguranças nos banheiros.

Veja abaixo outros cuidados que os idosos devem ter:

– Pratique atividades físicas para fortalecer a musculatura e melhorar o equilíbrio;

– Verifique sua visão e audição regularmente;

– Use corretamente seus medicamentos, seguindo as orientações médicas;

– Evite roupas e calçados inadequados;

– Não suba em bancos ou escadas;

– Não abuse de medicamentos e álcool;

– Utilize o apoio adequado para ajudá-lo(a) a andar com segurança, como a bengala ou o andador, conforme orientação de um profissional;

– Na rua, preste atenção em raízes de árvores, buracos e obstáculos nas calçadas; atravesse sempre na faixa de pedestres e respeite o sinal. Caso não se sinta seguro, não saia de casa desacompanhado.

Data: 26/06/2017