Agende Online Vergueiro: (11) 3549-1999 Paulista: (11) 3549-1000

O diagnóstico laboratorial da COVID-19 é feito de duas formas: pela pesquisa do material genético do vírus (RTPCR) e também pelos anticorpos (sorologia ou teste rápido). Cada um desses testes tem indicação precisa de acordo com a fase de desenvolvimento dos sintomas da doença.

Pesquisa de RNA (material genético do vírus SARS COV-2)

Essa pesquisa é feita em material de nasofaringe ou orofaringe durante a fase de sintomas da doença. Nesse momento, há grande replicação viral nas vias aéreas superiores, tornando maior a chance de detecção do material genético do vírus.

info

Recomenda-se que os pacientes que encontra-se entre o 3º e 10º dia de sintomas, colham swab e ou raspado de nasofaringe para realização de RT-PCR. Mesmo sendo esse o melhor período para a coleta, a taxa de positividade do exame fica entre 60 e 70%, o que significa que há uma grande proporção de falsos negativos.

Esse tipo de exame não deve ser utilizado em pacientes assintomáticos. A exceção tem sido rastreamento de pacientes assintomáticos em pré-operatório de cirurgias eletivas. No entanto, É importante saber que mesmo o exame sendo colhido nesse intervalo tem uma taxa de positividade está entre 60 a 70%.

Pesquisa de anticorpos IgA, IgM e IgG contra SARS COV-2

Esse exame de sangue detecta proteínas (anticorpos) produzidas pelo nosso sistema imunológico contra o vírus causador da COVID-19.

info

Por se tratar de resposta imunológica, esse exame não será positivo nos primeiros dias dos sintomas, devendo ser reservado para depois do sétimo dia da doença. Seu melhor desempenho é atingido por volta do décimo dia do início dos sintomas.

Os anticorpos da classe IgA e IgM são de fase aguda, ou seja, marcam o início da resposta imune.

info

Os anticorpos da classe IgG marcam a fase de convalescença, ou seja, a fase mais tardia da doença e são detectados a partir do décimo dia do início dos sintomas.

info

Esses testes são realizados em ensaios laboratoriais (métodos de ELISA ou Quimioluminescência) ou utilizando-se o “lateral flow”, testes semelhantes a um teste de gravidez (teste rápido).

Indicação do teste diagnóstico de COVID-19 segundo o período de evolução da doença

Teste IgA IgM IgG RT-PCR
Material sangue sangue sangue raspado de
nasofaringe
Coleta * A partir do 10º
dia
A partir do 10º
dia
A partir do 10º
dia
Entre 3º e
10º dia
* Data de coleta em dias a partir do início dos sintomas